Cinco brasileiros avançaram para a terceira rodada do ISA Surfing Games, em Arecibo, Porto Rico. Filipe Toledo, Gabriel Medina, Yago Dora, Tainá Hinckel e Tatiana Weston-Webb venceram suas baterias da segunda fase neste domingo (25) e avançaram na competição. Por outro lado, Luana Silva ficou em quarto lugar em sua série e terá que disputar a repescagem.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
O primeiro a cair na água foi Gabriel Medina, que somou 12.00 (6.67 + 5.33) para ficar a frente do porto-riquenho Dwight Pastrana (10.23), do estadunidense Tyler Gunter (6.83) e do argentino Santiago Muñiz (6.80). Os dois primeiros colocados da bateria avançaram para a terceira rodada, enquanto os dois últimos foram encaminhados para a segunda fase de repescagem.
Em seguida, foi a vez de Yago Dora ganhar sua série, com 13.50 (8.83 + 4.67). Ele superou o polonês Maksymilian Michalewski (9.20), o português Guilherme Fonseca (8.40) e o neozelandês Elliot Paerata-Reid (7.13). Já Filipe Toledo marcou 11.90 (6.57 + 5.33) e ficou a frente do canadense Cody Young (11.20), do argentino Jose Gundesen (10.40) e do equatoriano Jonathan Zambrano (5.77).
Pela terceira rodada, Medina terá como adversários o italiano Leonardo Fioravanti, o neozelandês Billy Stairmand e o mexicano Sebastian Williams. Yago vai encarar o costarriquenho Carlos Muñoz, o peruano Lucca Mesinas e o neozelandês Kehu Butler. Por fim, Filipinho duelará com o chileno Manuel Selman, o estadunidense John John Florence e o porto-riquenho Brian Toth.
Tati e Tainá avançam
Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb liderou sua bateria da segunda fase do início ao fim e venceu com 10.50 (5.83 + 4.67). Chelsea Tuach, de Barbados, ficou em segundo lugar com 9.27, seguida por Lucy Jarrard, da Samoa Americana, com 7.50, e de Coral Wiggins, da Costa Rica, com 5.34. Assim como no masculino, somente as duas primeiras avançaram de forma direta para a terceira rodada.
As outras duas brasileiras da disputa feminina competiram na mesma série neste domingo, mas somente uma avançou. Tainá Hinckel venceu a bateria com 10.00 (5.67 + 4.33), enquanto Luana Silva foi a quarta colocada com 5.93 (3.23 + 2.70). Tainá avançou, enquanto Luana vai para a repescagem. A norte-americana Caroline Marks foi a segunda colocada (9.40), e a alemã Rachel Presti ficou em terceiro (6.63).
Tati Weston-Webb vai enfrentar a alemã Camilla Kemp, a italiana Emily Gussoni e a colombiana Isabella Gomez na próxima fase. Já Tainá terá a italiana Daniela Boldini, a mexicana Maya Mateja e a porto-riquenha Havanna Cabrero como concorrentes. Na repescagem, Luana só tem uma adversária definida: a portuguesa Francisa Veselko.
Vaga olímpica em jogo
Vale destacar que o ISA Surfing Games serve como classificatório olímpico para Paris-2024. O Brasil busca uma terceira vaga no masculino e uma segunda no feminino (João Chianca, Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb já estão classificados). Para isso, o país terá que liderar as disputas por equipes em Porto Rico, que somam os desempenhos de seus três atletas na competição.