Após a abertura da temporada de 2024 do Circuito Mundial de Surfe, a WSL, em Pipeline, a disputa segue no Havaí para a etapa de Sunset. Depois de alguns dias de adiamento, o evento deve iniciar na próxima chamada, que será neste sábado (17), às 14h45, no horário de Brasília-DF. Além disso, o torneio terá transmissão ao vivo dos canais SporTV, assim como no site, aplicativo e YouTube da WSL.
Parte do Championship Tour desde 2022, a etapa de Sunset Beach ocorre em Oahu, terceira maior ilha do Havaí, na região de North Shore. Na sua primeira edição, o local Barron Mamiya se sagrou campeão ao derrotar o japonês Kanoa Igarashi. Depois, foi a vez do brasileiro Filipe Toledo vencer a competição, superando o estadunidense Griffin Colapinto na decisão. Entre as mulheres, a costarriquenha Brisa Hennessy e a australiana Molly Picklum subiram no lugar mais alto do pódio.
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
Estreia para esquecer dos brasileiros
Na estreia da nova temporada da WSL, os surfistas brasileiros não tiveram um bom desempenho, principalmente no masculino. A melhor campanha foi de Yago Dora, que chegou até as oitavas de final e caiu para o futuro campeão Barron Mamiya. Já no feminino, Luana Silva e Tatiana Weston-Webb pararam nas quartas, diante de Brisa Hennessy e da estadunidense Caitlin Simmers (vencedora do evento), respectivamente.
Na chave masculina de Sunset, Caio Ibelli, Deivid Silva, Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Miguel Pupo, Samuel Pupo e Yago Dora serão os representantes do Brasil no Havaí. Deivid começará sua trajetória encarando o australiano Jack Robinson e o estadunidense Crosby Colapinto. Na sequência, Caio medirá forças com o multicampeão Kelly Slater e o líder da WSL, Barron Mamiya.
Na sétima bateria, Yago Dora enfrentará Kanoa Igarashi e o português Frederico Morais. Logo depois, Medina tentará avançar contra Matthew McGillivray, da África do Sul, e Eli Hanneman, do Havaí. Ítalo Ferreira, por sua vez, encara o havaiano Ian Gentil e o australiano Jacob Wilcox. Por fim, os irmãos Miguel e Samuel Pupo disputarão entre si e contra o sul-africano Jordy Smith.
Entre as mulheres, Luana Silva está na segunda bateria e irá pegar pela frente a líder Caitlin Simmers e a australiana Sophie McCulloch. Já Tati Weston-Webb, enfrenta Bettylou Sakura Johnson, do Havaí, e India Robinson, da Austrália.
Presente em Pipeline, Filipe Toledo anunciou que não participará do restante da temporada da WSL, com o objetivo de focar na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Além disso, outro atleta que segue como desfalque é João Chumbinho, que ainda se recupera de um grave acidente sofrido em dezembro.