Depois de três fases disputadas, dois brasileiros seguem na briga pelo título do Mundial Júnior de surfe, que está sendo disputado em Kiama, na Austrália. Wesley Dantas e Matheus Herdy estão classificados entre os 12 melhores que vão lutar pela taça de campeão.
O Mundial Júnior de surfe começou na última quarta-feira com a disputa da primeira fase. Foram 12 baterias com três surfistas cada uma, classificando os primeiros colocados direto para a terceira fase e mandando os outros 24 para a repescagem. Dos brasileiros, tanto Wesley Dantas quanto Matheus Herdy começaram com vitória neste dia.
Irmão de Wiggoly Dantas, que disputa a WSL, elite do circuito profissional de surfe, Wesley derrotou dois havaianos na primeira rodada. Ele começou com notas medianas na casa dos 5 pontos e garantiu a vitória por 13,00 pontos com o 7,33 recebido em sua melhor apresentação. Noa Mizuno ficou em segundo lugar com 9,73 pontos e Logan Bediamol em terceiro com 8,46.
“A primeira bateria do campeonato é sempre muito difícil”, disse Weslley Dantas. “É quando os juízes estão definindo sua escala de pontuação e você nunca sabe realmente o que precisa fazer para obter boas notas. Eu fiquei bem nervoso por causa disso, mas fiquei feliz por ter passado direto para a terceira fase”, disse o brasileiro logo depois da primeira vitória.
A outra vitória brasileira na quarta-feira foi conquistada pelo catarinense Mateus Herdy. Ele estreou na nona bateria do dia e só confirmou a classificação direta para a terceira fase nas duas últimas ondas que pegou. O surfista da Ilha Guadalupe, Thomas Debierre, começou bem com nota 7,00, ganhou 4,17 na segunda e liderou todo o confronto, até Mateus Herdy conseguir notas 5,83 e 5,60 em duas ondas seguidas para virar o placar para 11,43 a 11,17 pontos. Che Allan, de Barbados, ficou em último com 6,94 pontos.
Já Kim Matheus Marcondes não conseguiu vencer a bateria que disputou ao cair diante do norte-americano Griffin Colapinto, que somou 13,27 pontos para seguir direto para a terceira fase, deixando o brasileiro na repescagem.
A quinta-feira acabou marcando a eliminação de Kim do Mundial Júnior de Surfe, que foi derrotado na repescagem no duelo sul-americano contra o peruano Alonso Correa por 14,83 a 12,90, deixando as esperanças de título apenas com Wesley Dantas e Matheus Herdy no masculino.
Na sexta-feira houve apenas o início da disputa das eliminatórias do feminino no Mundial Júnior de surfe, enquanto a competição dos homens acabou não acontecendo neste dia por conta da piora das condições do mar.
Quem representou o Brasil entre as mulheres foi a catarinense Tainá Hinckel, de apenas 13 anos. Depois de cair para a repescagem ao perder para a havaiana Mahina Maeda na primeira fase, a surfista por muito pouco não surpreendeu a americana Caroline Marks. A bateria foi fraca de ondas e as duas só conseguiram surfar as duas que são computadas no resultado. A atual campeã sul-americana Pro Junior da WSL South America começou bem com nota 5,17, mas sua oponente pegou duas antes dela que valeram 4,60 e 4,07. Tainá precisava então de 3,50 para vencer e pegou uma onda no último minuto que só rendeu uma manobra. Dois dos cinco juízes acharam que valia a vitória, mas a média da nota ficou em 3,23 e o placar em 8,67 a 8,40 pontos.
A competição masculina só foi retomada neste domingo com a disputa da repescagem e da terceira fase. Matheus Herdy foi para o mar na segunda bateria e eliminou o americano Kei Kobayashi por 14,40 a 11,63. Na nona bateria, Wesley Dantas teve um duelo equilibradíssimo contra o australiano Sandon Whittaker, mas acabou vencendo por 12,07 a 11,83, apenas 0,24 de vantagem.
Próxima chamada do Mundial Júnior de Surfe está marcada para 18h30 deste domingo
Os dois brasileiros voltam à disputa nesta segunda-feira para a disputa da quarta fase do Mundial Júnior de surfe. A chamada está marcada para acontecer às 7h30 (18h30 de domingo no horário de Brasília). Os doze surfistas foram divididos em quatro baterias e os dois primeiros de cada uma delas se classifica para as quartas-de-final do Mundial júnior de surfe.
Matheus Herdy vai disputar a primeira bateria contra o francês Marco Mignot e contra o sul-africano Jordy Maree. Já Wesley Dantas entra no mar na terceira bateria contra o americano Griffin Colapinto e o australiano Reef Heazlewood.