O brasileiro João Chianca, que está classificado para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, sofreu um grave acidente neste domingo (3), quando praticava em Pipeline, no Havaí. O surfista caiu de uma grande onda e desmaiou com o impacto, sendo resgatado da água por salva-vidas e por sufistas que estavam no local. Chumbinho chegou a ser reanimado na praia e foi levado às pressas para um hospital, onde está estável.
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
De acordo com Guilherme Tâmega, brasileiro hexacampeão mundial de bodyboard e que atua como salva-vidas em Pipeline, em vídeo divulgado pelo ge.globo, a onda enfrentada por Chumbinho era muito pesada. Assim que identificou o acidente, Tâmega partiu para a areia e, com a ajuda da comunidade local, conseguiu retirar Chianca da água cerca de três minutos após o acidente.
“Ele veio apagado, mas tinha pulsação. Meu parceiro foi tentar fazer a reanimação, mas falei para parar. O procedimento depois disso é virar o corpo e fazê-lo expelir aquela água que entrou no momento em que ele esteve debaixo do mar. Aos poucos, o Chumbinho foi voltando. Chegaram a ambulância e os paramédicos e ele já estava com o olho aberto e respirando melhor, mais consciente”, disse Tâmega.
Preocupação, mas alívio
O acidente aconteceu logo pela manhã havaiana, já no fim da tarde brasileira. As primeiras informações chegaram a partir de uma postagem da repórter local Shannon Marie Quirk, que publicou um vídeo do resgate nas redes sociais e alertou para o estado crítico que Chumbinho havia sido retirado da água. Isto gerou muita preocupação dos fãs, mas poucas horas depois Lucas Chumbo, irmão de João, tranquilizou os fãs informando que ele estava bem.
Depois do resgate, Chumbinho foi encaminhado para um hospital em Honolulu, de acordo com comunicado emitido pela World Surf League (WSL). Nele, informa que ele está em quadro estável. Segundo apuração feita pelo Uol, o brasileiro de 23 anos tem alguns cortes na cabeça e precisará passar por um procedimento cirúrgico por conta dos ferimentos. Ele ficará ao menos 48 horas de observação.
Natural de Saquarema, no Rio de Janeiro, João Chianca é um dos principais surfistas brasileiros da atualidade. Em sua primeira temporada na elite do surfe mundial, ele terminou em quarto lugar na WSL após disputar o Finals. De quebra, assegurou uma vaga para disputar os Jogos Olímpicos de Paris-2024, superando a concorrência do tricampeão mundial Gabriel Medina.