O Brasil sofreu uma baixa de peso para a sequência da etapa de J-Bay do Circuito Mundial de Surfe (WSL), nesta terça-feira (18). O campeão olímpico Ítalo Ferreira sofreu uma lesão no joelho direito após cair de mau jeito durante a realização de uma manobra na fase de repescagem, não aguentou com as dores e, por isso, abandonou a competição antes do fim.
- João Fonseca vira contra Tien e é campeão do Next Gen Finals
- Sada Cruzeiro fecha 2024 na liderança da Superliga Masculina
- Marília derrota o Gecebs e conquista o título da Taça Brasil
- Conegliano vence e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
Depois de ter ficado em segundo lugar na primeira fase do J-Bay Open, disputada há quatro dias, Ítalo Ferreira precisou disputar a repescagem, onde enfrentou o havaiano Ian Gentil nesta terça. O brasileiro chegou a emplacar duas ondas e vencia a bateria com acumulado de 13.47, até que sofreu a lesão. Ele surfou um floater muito grande e se machucou no impacto da aterrisagem.
Infelizmente, o Italo acabou caindo de mal jeito na volta desta manobra. Vamos torcer para que não tenha sido nada grave.
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) July 18, 2023
Força, Italo! Estamos contigo. 🙏 #WSLBrasil pic.twitter.com/O5zQ2G9pQR
Ítalo pediu atendimento médico e recebeu auxílio do jet ski do evento, que o levou até o bote de primeiros socorros. No entanto, o potiguar não aguentou de dores e acabou deixando a competição. Ian Gentil conseguiu a virada no fim e saiu vencedor com 14.70. O brasileiro foi encaminhado para um hospital próximo, onde ele passa por uma bateria de exames.
Mensagem aos fãs
Poucas horas depois do ocorrido, o campeão olímpico publicou um vídeo em suas redes sociais chegando no hospital. Com expressão abatida, ele aparece deitado em uma maca, com a perna direita imobilizada e tem um travesseiro sob seu joelho. O atleta está saindo da ambulância, sendo levado por socorristas para dentro do centro médico.
“Espero que não seja nada grave e consiga voltar o mais rápido possível, só que com outros planos! Porque eu não consigo alançar o meu objetivo final. Tudo tem um propósito e, se teve que ser assim, de um jeito ou de outro lá na frente eu vou descobrir e Deus vai me mostrar o melhor caminho”, escreveu Ítalo Ferreira.
Com a eliminação precoce forçada, o brasileiro se complica na briga por um lugar no Finals da WSL e, consequentemente, na disputa por uma vaga olímpica para Paris 2024. Atualmente, ele é o 11º colocado do ranking. No entanto, deve se distanciar ainda mais do top-5, que classifica para as finais da temporada. Depois de J-Bay, restará apenas uma etapa antes da definição dos finalistas.