A primeira chamada da penúltima etapa da WSL Championship Tour 2023 está marcada para esta quinta-feira, às 2h (horário de Brasília). O evento em Jeffrey’s Bay (J-Bay) pode seguir até o próximo dia 22 e o Brasil vai contar com sete surfistas. Atual campeão da CT, Filipe Toledo volta a vestir a lycra amarela Eastern Cape, na África do Sul. Tati Weston-Webb e Gabriel Medina se valem de retrospectos para alcançar a fase final novamente.
“Eu falo isso todos anos quando chego aqui, que estou muito feliz por estar de volta a J-Bay”, disse Filipe Toledo, na coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (12) na África do Sul. “É um lugar especial para mim e estou me sentindo muito bem agora, mentalmente e profissionalmente. Estou ansioso em conseguir outro bom resultado, para já garantir essa vaga nos top-5 aqui”, completou dessa forma. Filipinho já conquistou a etapa de Jeffreys Bay duas vezes na carreira, em 2017 e 2018.
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
Filipe Toledo retomou a lycra amarela após a etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro. O atual campeão acabou eliminado para Jadson André nas oitavas de final e preocupou ao sair carregado após sentir dores na perna. Apesar disso, ele retomou a ponta da WSL. Isto porque Jadson havia eliminado o então líder Griffin Colapinto.
Tati e Medina mirando Top-5
Tati Weston-Webb e Gabriel Medina estão, momentaneamente, fora do WSL Finals. Ambos têm bons retrospectos em Eastern Cape. A brasileira é a atual campeã da etapa e precisa de um desempenho muito melhor que o de Stephanie Gilmore e Caitlin Simmers para sair da sexta posição e entrar no Top-5. Enquanto isso, Medina é o último brasileiro a conquistar J-Bay. Ele levou o título em 2019 derrotando Ítalo Ferreira na final. Para retornar à zona de classificação, ele tem que superar os resultados do havaiano John John Florence, assim como dos compatriotas João Chianca e Yago Dora.
Dora e Chumbinho no Finals
Além de Filipe Toledo, o Brasil tem mais dois representantes entre os cinco melhores da temporada. Com o título inédito na carreira em Saquarema, Yago Dora passou para a quinta posição. João Chianca está uma posição acima após resultado no Rio de Janeiro. Desse jeito, ambos precisam de bons resultados para se manterem nas posições, pois a diferença para os rivais não é grande.
Bateria dos brasileiros
Filipe Toledo estreia na quarta bateria, com o japonês Kanoa Igarashi e o convidado da África do Sul, Adin Masencamp. Em seguida, entra Yago Dora, com o australiano Connor O´Leary e o havaiano Ian Gentil. Logo depois, tem Italo Ferreira na sexta bateria, com o havaiano John John Florence e o australiano Callum Robson.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Por fim, Gabriel Medina fecha a participação brasileira na sétima e penúltima bateria da primeira fase de J-Bay. Os adversários do tricampeão mundial são o australiano Ryan Callinan e o sul-africano Matthew McGillivray. Entre as mulheres, Tati Weston-Webb entra na terceira bateria, com a francesa Johanne Defay e norte-americana Tyler Wright
*Com informações da World Surf League (WSL)