Siga o OTD

Surfe

Exames apontam que lesão de Filipe Toledo não é grave

Após sair carregado da água em Saquarema, exames constataram que Filipe Toledo não teve lesão séria

Vice-líder do ranking de surfe, Filipe Toledo sendo carregado após lesão na etapa de Saquarema da WSL
(Foto: Thiago Diz/World Surf League)

Alívio para os torcedores brasileiros e do surfe mundial. O campeão mundial Filipe Toledo, que precisou sair carregado de água na sexta-feira (30), após machucar o joelho direito durante sua bateria de oitavas de final da etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe (WSL), não teve lesão grave constatada. De acordo com o ge.globo, os exames clínicos indicaram que a contusão não é séria e a expectativa é de que o surfista esteja apto para competir já na próxima etapa do circuito, que começa em 13 de julho, na África do Sul.

“O Filipe Toledo sofreu uma lesão durante campeonato de surfe, sendo removido para o posto médico com uma queixa de entorse no joelho direito. Durante os exames físicos e clínico, não constou nada de relevante. Apenas uma frouxidão no ligamentar que já é fisiológica. De qualquer forma, nós o levamos para um centro de diagnóstico de imagens, ele fez uma ressonância magnética que confirmou nosso diagnostico de não haver lesão ligamentar e nem lesão de menisco. A única anormalidade vista foi uma lesão de condral, de côndilo direito, de tratamento conservador. Agora é reabilitação e tratamento medicamentoso para a próxima etapa”, declarou o Dr. Carlos Wahle, coordenador médico do Rio Pro.

O incidente

Atualmente na vice-liderança do ranking mundial de surfe, Filipe Toledo sofreu a lesão durante sua bateria de oitavas contra o também brasileiro Jadson André. Filipinho perdeu no somatório por 11.07 (5.90 + 5.17) a 10.40 (5.50 + 4.90), após virada nos minutos finais. Segundo relatou Jadson após a disputa, o incidente com o compatriota ocorreu na última onda. O campeão mundial precisou sair carregado da água, mas depois do atendimento médico, conseguiu andar com a ajuda de muletas.

“Foi durante a última onda dele, quando tentou dar um aéreo e acabou pousando com a onda explodindo embaixo dele. Fiquei muito triste pois o Filipe já me ajudou muito, aliás tem me ajudado muito nos últimos anos. Mas eles são tão especiais, que a mulher dele olhou nos meus olhos e pediu para que eu comemorasse esse momento, para eu vibrar com a minha classificação. Que tudo ficaria bem”, disse Jadson André, que caiu nas quartas de final da etapa de Saquarema da WSL.

*Com informações do ge.globo

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Surfe