Neste fim de semana, aconteceu mais uma etapa do Champioship Tour da Liga Mundial de Surfe (WSL), com a disputa do Surf Ranch Pro em Lemoore, na Califórnia. O evento terminou com título do norte-americano Griffin Colapinto no masculino e da havaiana Carissa Moore no feminino. Mas a competição foi marcada por baterias apertadas, com atletas brasileiros mostrando indignação com as notas dadas para algumas ondas. Após as finais, o tricampeão mundial Gabriel Medina publicou uma carta nas redes sociais questionando os critérios dos juízes da WSL.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A bateria que mais causou controvérsia foi a das quartas de final entre Gabriel Medina e o australiano Ethan Ewing. Os dois empataram no total, com 16,67 pontos. Mas no critério de desempate, Ewing venceu o confronto por ter a onda de maior valor: 9,07 contra um 8,67 de Gabriel. Além disso, alguns brasileiros questionaram as notas da final entre Ítalo Ferreira e Griffin Colapinto. Na transmissão oficial da WSL, foi possível ouvir torcedores brasileiros xingando os juízes durante a disputa do título.
+ Luigi Cini é campeão do Pro Tour de skate park na Argentina
+ Ítalo Ferreira é vice-campeão da etapa do Surf Ranch da WSL
+ Raicca Ventura fica em terceiro no Pro Tour de San Juan
+ Stephan Barcha leva o bronze no GP de Roma de hipismo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Falta de clareza
Em sua postagem nas redes sociais, Gabriel Medina alegou falta de clareza e inconsistência dos juízes na hora de determinarem as notas. O atleta disse que isso acontece há algum tempo, mas que tem sido mais frequente nos últimos eventos da WSL. “Está claro que a avaliação dos juízes está agora recompensando um surfe muito simples, transições incompletas e PROGRESSÃO e VARIEDADE está sendo completamente retirada da equação. Isso é muito frustrante e ameaça o crescimento do esporte”, disse Medina na postagem.
Alguns dos surfistas brasileiros do CT repostaram e comentaram a carta de Gabriel Medina. Atual campeão da WSL, Filipe Toledo escreveu: “Obrigado! Estamos juntos nesta”. Em seguida, Yago Dora foi mais incisivo ao postar: “Queremos a evolução do esporte”.