É vaga olímpica para o Brasil! A Associação Internacional de Surfe (ISA) anunciou nesta terça-feira (18) a lista das primeiras atletas classificadas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 e confirmou a brasileira Tatiana Weston-Webb entre elas. Assim, o Time Brasil chega à marca de 20 atletas classificados para a Olimpíada.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
+ Grupos do polo aquático no Mundial de Esportes Aquáticos são conhecidos
+ Bruna Takahashi faz grande jogo, mas perde na estreia do WTT Champions de Macau
+ Bia Haddad supera estreia e vai às oitavas do WTA 500 de Stuttgart
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Atualmente na quinta colocação do ranking mundial, Tati Weston-Webb garantiu uma das oito vagas olímpicas disponíveis pelo Championship Tour da WSL. Como apenas 18 atletas de seis nacionalidades participam da elite feminina do surfe mundial e apenas duas surfistas por país poderiam garantir a vaga, a brasileira iniciou a temporada virtualmente classificada para a Olimpíada.
Somente uma desclassificação ou a participação de uma campeã mundial, de uma nacionalidade “nova” – diferente daquelas que já participam do circuito -, como convidada em alguma etapa pós-corte, tiraria a classificação automática da brasileira. Se aproximando da metade da temporada, Tati foi confirmada com a vaga olímpica para Paris-2024.
Vaga carimbada
Natural de Porto Alegre, ela tem 26 anos e fará a sua segunda participação olímpica em Paris-2024. Tati também esteve presente na estreia do surfe em Jogos Olímpicos, em Tóquio-2020, quando caiu nas oitavas de final. Em 2024, o surfe acontecerá em Teahupo’o, no Taiti, que faz parte da Polinésia Francesa, distante quase 16 mil km de Paris.
Além da brasileira, foram confirmadas em Paris-2024 a costarriquenha Brisa Hennessy, a portuguesa Teresa Bonvalot e a francesa Johanne Defay. As outras quatro vagas pelo Circuito Mundial estão destinadas a Austrália e Estados Unidos, que terão duas atletas classificadas cada. Restando uma etapa para o corte do meio da temporada, Tatiana Weston-Webb é a única atleta não-estadunidense e não-australiana no top-10 do ranking.
Assim, com a vaga de Tatiana, o Brasil agora tem 20 atletas classificados para a Olimpíada de Paris-2024. São 18 com a seleção feminina de futebol, que conquistou vaga após ser campeã da Copa América-2022, e uma na pistola de ar 10m masculina do tiro esportivo, obtida com Philipe Chateaubrian no Campeonato das Américas do ano passado.