Siga o OTD

Surfe

Filipe Toledo cai na semi em Bells Beach e fica em terceiro lugar

Depois de duas vitórias de virada, Filipe Toledo cai na semifinal diante de Ethan Ewing e fica em terceiro em Bells Beach

Filipe Toledo vira no fim e vai à semifinal de Bells Beach
Foto: Beatriz Ryder/World Surf

Filipe Toledo foi o melhor brasileiro na etapa de Bells Beach do Mundial de surfe. Na madrugada de terça-feira, o atual campeão mundial conseguiu vitórias de virada contra Jordy Smith, nas oitavas de final, e Jackson Baker, nas quartas, mas não conseguiu passar por Ethan Ewing na semifinal. No feminino, Tatiana Weston-Webb foi eliminada nas quartas de final por Stephanie Gilmore.

+ Stephanie Soares é a quarta escolha no Draft da WNBA
+ Geovana Meyer leva dois ouros na Copa Sul-Americana de tiro esportivo
+ Mateus Alves fura o qualifying do Challenger de Sarasota
+ Calderano sofre, mas vence estreia do WTT Champions de Xinxiang
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com o resultado, Filipe Toledo perde a chance de assumir a liderança do Mundial de surfe. Para que isso acontecesse, o brasileiro precisava ser campeão em Bells Beach, repetindo o feito do ano passado. Apesar disso, Filipinho chegou a 22.160 pontos no ranking e colou na briga pelas primeiras colocações. O líder é o compatriota João Chianca, que foi eliminado nas oitavas na etapa australiana, com 25.490, apenas 275 a frente do australiano Jack Robinson, que perdeu a ponta ao ser derrotado no round 3 esta semana.

OITAVAS DE FINAL

Dos cinco brasileiros que participaram das oitavas de final em Bells Beach, apenas Filipe Toledo avançou. João Chianca tinha sido eliminado na véspera por Matthew McGillivray, enquanto o tricampeão Gabriel Medina perdeu para o australiano Ethan Ewing, assim como Yago Dora caiu para Jackson Baker também da Austrália. Por fim, Michael Rodrigues fez um confronto acirrado, mas terminou eliminado pelo havaiano John John Florence.

Já Filipe Toledo teve trabalho para garantir a classificação. O atual campeão do circuito ficou atrás até o final da bateria, mas conseguiu vencer o sul-africano Jordy Smith na última onda. Com a nota de 7,17 na tentativa derradeira, o brasileiro fez 13,34 (7,17 + 6,17) na somatória contra 11,86 (6,43 + 5,43) do rival.

QUARTAS DE FINAL

Para chegar à semifinal em Bells Beach, mais um duelo com vitória apertada. Na bateria contra Jackson Baker, o Filipe liderava até o australiano tomar a ponta com um 9,00 muito próximo do fim da prova. Contudo, ainda conseguiu uma última onda e recebeu um 7,00 já na areia para retomar a liderança e, assim, se classificar. As somatórias ficaram em 15,00 (8,00 + 7,00) para Toledo e 14,90 (9,00 + 5,90) para Baker.

SEMIFINAL

A semifinal contra Ethan Ewing foi bem disputada. Filipe Toledo começou bem a bateria ao conseguiu uma nota 6,67. O australiano, no entanto, respondeu rápido e marcou 7,50. O brasileiro reagiu em seguida ao alcançar duas notas nas casa dos sete: 7,17 e 7,13.

O desempenho deixou Ethan Ewing na necessidade de tirar 6,80 para assumir a liderança. Enquanto Filipinho tentou duas vezes trocar de nota sem sucesso, o australiano ficou esperando no outside por uma melhor oportunidade. A quatro minutos do fim, ele usou a prioridade, pegou uma onda excelente e cravou 8,43, abrindo boa vantagem sobre o brasileiro.

Na reta final, Filipe Toledo tentou dar o troco, mas precisava de 8,76 para vencer e não passou de 4,33. No final, Ethan Ewing venceu a bateria por 15,93 a 14,30.

FEMININO

Única representante do Brasil no feminino, Tatiana Weston-Webb disputou apenas uma bateria no último dia de disputas em Bells Beach. A surfista perdeu nas quartas de final pela australiana Stephanie Gilmore e terminou a etapa em quinto lugar. No confronto entre as duas, a atleta da casa levou a melhor 12,50 a 11,00.

CAMPEÕES EM BELLS BEACH

A etapa de Bells Beach do Mundial de surfe terminou com domínio completo dos australianos. Tanto a final masculina como a feminina só teve atletas da casa na disputa. Algoz de Filipe Toledo na semifinal, Ethan Ewing comemorou o título ao vencer Ryan Callinan por 14,50 a 11,00. No feminino, quem bateu o sino foi Tyler Wright, que conseguiu 16,00 na somatória de suas duas melhores ondas para superar Molly Picklum, que ficou com 12,00.

Com a vitória em Bells Beach, Ethan Ewing sobe para a quarta colocação no ranking com 19.395 pontos, atrás apenas de João Chianca, Jack Robinson e Filipe Toledo. No feminino, apesar perder a final, Molly Picklum lidera com 27.290 pontos, enquanto Tyler Wright , campeã nesta terça-feira, é a segunda colocada com 24.930.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Surfe