O australiano Jack Robinson chegou à Bells Beach com a lycra amarela, mas foi eliminado no round de 32. Com o resultado, ele perdeu a liderança do Mundial de surfe para João Chianca, que assumiu a ponta ao garantir a classificação para as oitavas de final com a vitória na madrugada deste domingo na bateria contra o havaiano Ezekiel Lau. Além de Chumbinho, os brasileiros Gabriel Medina, Filipe Toledo, Yago Dora e Michael Rodrigues também se garantiram entre os 16 melhores, enquanto Samuel Pupo, Ítalo Ferreira e Caio Ibelli foram eliminados. No feminino, Tatiana Weston-Webb se classificou para as oitavas de final.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Briga pela liderança
Campeão da etapa de Peniche, João Chianca chegou à Bells Beach na segunda colocação do ranking com 22.170 pontos, apenas 1.715 pontos atrás de Jack Robinson. O jovem brasileiro entrou em ação na primeira bateria masculina deste domingo contra Ezekiel Lau. Em disputa acirrada, Chumbinho conseguiu 7,67 e 6,27 em suas duas melhores ondas para vencer por 13,94 a 12,76.
+Brasil vence e é vice-campeão do Pan-Americano Adulto
+ Martine Grael e Kahena Kunze são campeãs do Princesa Sofia
+ Barbara Domingos garante duas finais no Grand Prix de Thiais
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Com o resultado, João Chianca alcança, por ter chegado às oitavas, 25.490 pontos e ultrapassa Jack Robinson, que foi eliminado pelo vencedor da triagem, o também australiano Xavier Huxtable, e somou apenas 1.330 pontos em Bells Beach, ficando com 25.215 na classificação do Mundial. Chumbinho terá pela frente o sul-africano Matthew McGillivray, que eliminou Samuel Pupo por 11,77 a 11,60, na próxima fase.
Vitória apertada
Além de João Chianca, o único surfista que pode ultrapassar Jack Robinson na classificação com os resultados de Bells Beach é Filipe Toledo. Para isso, no entanto, o campeão mundial de 2022 vai precisar vencer a etapa. Neste domingo, ele avançou para as oitavas de final ao superar, de virada nos segundos finais, o australiano Morgan Cibilic por 9,27 a 8,43 numa bateria de poucas ondas boas.
Filipinho tem chances também de terminar a etapa de Bells Beach na liderança do Mundial de surfe. Para isso acontecer, além de vencer a etapa, ele precisa que João Chianca seja eliminado nas oitavas de final. Ou seja, para se garantir em primeiro lugar, Chumbinho precisa chegar pelo menos até as quartas de final. Filipe Toledo vai enfrentar Jordy Smith, da África do Sul, nas oitavas.
Gabriel Medina nas oitavas
O tricampeão mundial Gabriel Medina avançou sem sustos às oitavas de final em Bells Beach. O brasileiro não foi brilhante, mas dominou completamente a bateria diante do havaiano Barron Mamiya. O surfista de Maresias conseguiu as cinco melhores notas da disputa mesmo com o mar em condições não muito boas para conseguir a vitória por 10,67 a 7,33.
Na próxima fase, Gabriel Medina vai brigar por um lugar nas quartas de final da etapa de Bells do Mundial de surfe contra o australiano Ethan Ewing.
Melhor brasileiro
O brasileiro com melhor desempenho no round de 32 em Bells Beach foi Yago Dora. Entre os surfistas da brazilian storm, ele teve o melhor somatório ao alcançar 15,17 com 8,50 e 6,67 em suas melhores ondas para derrotar o australiano Dylan Moffat. Yago Dora terá pela frente nas oitavas de final o surfista da casa, Jackson Baker.
Ítalo cai em duelo tupiniquim
O campeão olímpico Ítalo Ferreira, que não faz boa temporada em 2023, perdeu no round 32 em duelo contra o compatriota Michael Rodrigues, que venceu a bateria entre eles por 10,10 a 9,83. O surfista de Florianópolis vai enfrentar o havaiano John John Florence nas oitavas de final.
Caio Ibelli eliminado
Além de Samuel Pupo e Ítalo Ferreira, Caio Ibelli foi outro brasileiro eliminado na madrugada deste domingo em Bells Beach. O atleta que chegou à Austrália na quarta colocação do Mundial de surfe, mas perdeu para o francês Maxime Huscenot por 13,50 a 7,44.