Nesta quarta-feira (05), foi dado o início da Etapa de Bells Beach, na Austrália, do Circuito Mundial de Surfe. Após o final do primeiro dia, todos os oito brasileiros do masculino avançaram diretamente para a fase de mata-a-mata do torneio masculino. No feminino, Tatiana Weston-Webb ficou em terceiro em sua bateria e vai disputar o Elimination Round.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Caio Ibelli e Chumbinho avançam
Primeiramente, na terceira bateria do masculino em Bells Beach, o paulista Caio Ibelli avançou na segunda posição com a somatória de 10.94 (5.77 + 5.17), atrás apenas do australiano Ryan Callinan (13.27). Logo depois, João Chumbinho, campeão da última etapa em Portugal, se classificou com a marca de 11.67, superando o sul-africano Matthew McGillivray (10.84).
+ Pia Sundhage fala sobre o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2027
+ Martine e Kahena sobem para o sétimo lugar na Espanha
+ CBAt fecha parceria para usar pista de atletismo do Pacaembu
+ Copa Brasil de Paraesgrima reúne a elite brasileira em São Paulo
Michael Rodrigues é o melhor brasileiro em Bells
Na sequência, Filipe Toledo, na quinta bateria, avançou no segundo lugar, tendo conseguido ondas com notas de 5.77 e 5.47. Mais tarde, o potiguar Ítalo Ferreira passou para a próxima fase em Bells Beach com a somatória de 10.80, superando o australiano Connor O’Leary (10.00) e ficando atrás do estadunidense Kolohe Andino (11.64). Em seguida, Michael Rodrigues venceu sua chave com a marca de 14.47, sendo superior a Jordy Smith, da África do Sul, e Callum Robson, da Austrália. Foi a melhor nota de um brasileiro na quinta-feira australiana e quarta melhor geral.
A maior nota da bateria é do Michael Rodrigues!
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) April 6, 2023
Usando a prioridade e VOANDO em Winkipop! pic.twitter.com/EcSooI4h3h
Samuel e Yago fazem sobradinha
Na décima bateria da etapa de Bells Beach do Mundial de surfe, o paulista Samuel Pupo ganhou um 8.0 logo de cara e assumiu a liderança com folga. Porém, o catarinense Yago Dora conseguiu um 6.33 e 7.50 para somar 13.83 e vencer a bateria. Pupo terminou em segundo com 13.67, a frente do norte-americano Jake Marshall (10.00).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
John John Florence brilha
Por fim, Gabriel Medina segue vivo em busca de seu quarto título do Circuito Mundial de Surfe. Campeão da WSL em 2014, 2018 e 2021, Medina também abriu os trabalhos com um 8.0 e aliados a uma onda 5.00 conseguiu 13.00, muito pouco a frente do australiano Liam O’Brien (12.43). Mas ele estava na mesma bateria do japonês Igarashi Kanoa que deu show e conseguiu a melhor nota da rodada inicial, com 16.40. O medalhista de prata de Tóquio 2020 foi o único a conseguir duas notas acima de 8 durante o dia, somando 8.23 e 8.17. Por pouco ele não conseguiu a melhor onda do dia em Bell Beach, feito do havaiano John John Florence (8.43)
Tati no Elimination Round
No feminino, Tatiana Weston-Webb foi superada por Caroline Marks, dos Estados Unidos, e Isabella Nicolls, da Austrália. A brasileira somou apenas 9,40 em suas duas melhores ondas (6,00 e 3,40) e vai ter que disputar o Elimination Round em Bells Beach. A vencedora da bateria foi a surfista americana, que conseguiu 15,83, seguida pela australiana, que marcou 13,06.
Desfalques
O Brasil ainda conta com Miguel Pupo e Jadson André na elite do circuito mundial de surfe, mas ambos não participam da etapa de Bells Beach por lesão. O irmão de Samuel Pupo sentiu uma lesão na terça-feira (4), primeiro dia da janela do evento e foi substituido pelo australiano Morgan Cibilic. Já Jadson abandonou ainda na etapa de abertura em Pipeline, Havaí e agora espera por um dos dois convites da WSL para saber se pode competir no resto da temporada, situação similar a do marroquino Ramzi Boukhiam.