8 5
Siga o OTD

Surfe

Gabriel Medina e Tati Weston-Webb avançam em Peniche

Únicos brasileiros a entrarem em ação no dia, Gabriel Medina e Tati Weston-Webb vencem baterias e avançam em Peniche

Tatiana Weston-Webb em ação na etapa de Peniche da WSL
(Foto: Thiago Diz/WSL)

Apenas dois brasileiros entraram em ação na etapa de Peniche do Circuito Mundial de Surfe (WSL) nesta segunda-feira (13). Tatiana Weston-Webb superou a portuguesa Tatiana Bonvalot e avançou às quartas de final feminina, enquanto Gabriel Medina passou pelo havaiano Seth Moniz e se classificou para as oitavas no masculino. Assim, o Brasil segue com sete atletas na competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Logo na segunda bateria do dia, Tatiana Weston-Webb entrou em ação enfrentando uma atleta da casa. A brasileira fez maior nota da série logo no início, um 5.67, mas Bonvalot ficou a frente do placar por mais da metade do tempo, com 9.60 (5.10 + 4.50). No entanto, a brasileira encaixou uma boa sequência no terço final, recebeu 5.40 e conseguiu a virada, vencendo por 11.07 a 9.60.
+ Vitor Ishiy e Bruna Takahashi caem nas oitavas do Smash de Singapura
+ Luisa Stefani vence fácil e avança em Indian Wells
+ São Paulo e Cruzeiro fazem empate movimentado no Brasileiro Feminino
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E TIK TOK

Atual campeã da etapa, Tati enfrentará nas quartas a australiana Molly Picklum, que lidera o ranking mundial nesta temporada. Ela estava empatada com a havaiana Carissa Moore no topo da classificação, mas vai se isolar ao final da etapa. Isto porque Moore, pentacampeã mundial, já foi eliminada de Peniche. Aliás, do top-10 do ranking, apenas Picklum, Tati Weston-Webb e a estadunidense Caitlin Simmers seguem vivas em Portugal.

Medina deslancha no fim e avança

Gabriel Medina aéreo Peniche
Gabriel Medina emplacou aéreo em Peniche (Foto: Damien Poullenot/WSL)

Horas mais tarde, foi a vez de Gabriel Medina competir no round de 32 masculino. Ele encarou o havaiano Seth Moniz e levou a melhor em 12.76 (6.43 + 6.33) a 9.50 (5.67 + 3.83). O brasileiro esteve a frente da bateria durante todo o tempo e até foi ameaçado pelo adversário, mas encaixou seguidos aéreos na reta final e levou a vitória com as duas maiores ondas da bateria.

Medina avançou para as oitavas de final, onde enfrentará o norte-americano Griffin Colapinto ou o australiano Jackson Baker. Outros cinco brasieliros também estavam garantidos nesta fase, pois 14 as 16 baterias do round de 32 já haviam sido realizados no domingo. João Chianca, Caio Ibelli, Yago Dora, Ítalo Ferreira e Samuel Pupo serão os compatriotas de Gabriel na sequência da competição.

A próxima chamada da etapa de Peniche da WSL será nesta terça-feira (14), às 03h50, no horário de Brasília. O prazo para o fim do evento é sexta-feira, 16 de março. Restam 15 baterias masculinas e sete femininas para o encerramento da competição.

Silvana Lima e Luan Wood vencem QS de Floripa

Além do Championship Tour, dois brasileiros também tiveram vitórias no Qualifying Series da WSL. No domingo (12), Silvana Lima e Luan Wood conquistaram o título do QS 3000 de Florianópolis, o último da temporada. A cearense bateu Tainá Hinckel na final e se garantiu no Challenger Series, enquanto o catarinense superou Peterson Crisanto. o Challenger Series dará vaga para o CT do próximo ano.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Surfe