A Confederação Brasileira de Surf está iniciando nessa semana, o seu primeiro Surf Camp CBSurf na sede do órgão máximo do esporte no país, na Praia Mole, em Florianópolis (SC). Alguns dos melhores surfistas com até 18 anos de idade, participam do Programa de Treinamento da Seleção Brasileira Junior, no período de 9 a 15 de fevereiro. A ação visa a melhor preparação dos atletas para o ISA World Junior Surfing Championship, o campeonato mundial da categoria Sub-18. Os atletas receberão instruções técnicas, táticas e palestras diárias sobre preparação física, psicológica, de saúde, formação de carreira e de arbitragem.
Fala do presidente Teco Padaratz
“A importância do Surf Camp é começar a mostrar nosso perfil de trabalho e de atenção aos nossos atletas, sobretudo as seleções brasileiras que representam a nossa bandeira nas competições internacionais, bem como estimular que outros Surf Camps sejam realizados pelas federações, através de outros eventos, para que a gente mostre que isso é possível fazer e que é importante fazer”, destaca o presidente da Confederação Brasileira de Surf, Teco Padaratz.
“Esse projeto também tem a ver com nossa relação com o Comitê Olímpico Brasileiro, porque esse programa já faz parte do Programa Olímpico Los Angeles 2028. Ou seja, o Comitê Olímpico já está apostando na geração futura, pós Brazilian Storm e, nesse caso, eu acho que eles estão certos, com esse perfil de se antecipar para os grandes eventos, como as Olimpíadas”, complementa Teco Padaratz. “A CBSurf é conivente com a estratégia do Comitê Olímpico e isso nos dá abertura e compliance também no nosso serviço, para a gente cada vez mais fechar novos patrocinadores e conquistar novos benefícios aos atletas e federações”.
A Seleção Brasileira Junior masculina é formada pelos atletas Ryan Kainalo (SP), Samuel Joquinha (RN), Luan Ferreyra (PE), Guilherme Lemos (RJ), Ryan Coelho (PR) e Anuar Chiah (PR). Do mesmo modo, no time feminino, estão Kiany Hyakutake (SC), Alexia Monteiro (SC), Luara Mandelli (PR), Gabriely Vasque (PR), Sophia Gonçalves (SP) e Aysha Ratto (RJ).
Próximos passos
Outras edições do Surf Camp CBSurf estão previstas para este ano de 2023, fazendo parte do Programa de Treinamento da Seleção Brasileira Junior. Todas as despesas de translado, estadia e alimentação dos atletas e da equipe técnica, estão sendo custeadas pela Confederação Brasileira de Surf, através de recursos do Comitê Olímpico Brasileiro.
O Programa de Treinamento conta com uma equipe multidisciplinar, composta por preparador físico, psicóloga, fisioterapeuta, além de representantes da área esportiva. O encontro está sendo realizado no Selina Hotel Praia Mole, onde fica localizado o escritório central da CBSurf em Florianópolis.
“É com muito orgulho que damos início ao Programa de Treinamento da Seleção Brasileira Junior”, comenta Paulo Moura, Vice-presidente da CBSurf e Diretor de Esportes. “É muito gratificante podermos colocar em prática, alguns sonhos que temos de muito tempo e que, sim, fazem muita importância para esses atletas que estão em um caminho intermediário, pré-profissional. Certamente, é uma iniciativa muito importante para um atleta da categoria de base, que vai competir no Mundial Junior da ISA, um evento que catapulta carreiras. Um campeão mundial Junior já se prepara com grande mérito, para entrar em uma carreira profissional sólida, então é uma honra poder estar alinhando, participando e executando um projeto como esse, um projeto da CBSurf, do nosso presidente Teco Padaratz, meu como Diretor de Esportes e que, com certeza, ratifica um novo tempo na condução do surfe brasileiro, desde a categoria de base até a profissional”.
Visão de Karina Abras
Para a Diretora de Surf Feminino, Karina Abras, esse é um grande avanço para as categorias de base do Brasil e uma ótima oportunidade para evoluir de forma mais significativa o surfe feminino. “O intuito do Surf Camp para a Seleção Brasileira Junior, que representará o Brasil no ISA World Junior Championship, é preparar os atletas da melhor forma possível, tanto técnica, como taticamente e fisicamente. Teremos preparador físico, psicóloga, fisioterapeuta e muitas palestras, para eles chegaram superbem preparados no Mundial da ISA”.
Karina Abras explica que o Surf Camp terá baterias simuladas com captação de vídeo para posterior análise do desempenho. Além disso, também haverão palestras todos os dias pela manhã e à tarde. Serão palestras de cunho técnico, de cunho psicológico, de preparação física, de saúde, de formação de carreira. Entre os palestrantes, estão Teco Padaratz, Paulo Moura e o Head Judge Conceitual da CBSurf, Guga Arruda. Também haverá palestras de arbitragem ministradas por Mauro Rabelé e Jordão Bailo. As de preparação física serão com João Hatschbach, e as de preparação psicológica com Paula Fernanda Silveira.