Siga o OTD

Surfe

Yanca Costa avança na repescagem do ISA Games

Yanca Costa é a única brasileira que segue com chance de título na disputa feminina do ISA Games, os Jogos Mundiais de Surfe

Yanca Costa ISA Games
Yanca Costa durante bateria do ISA Games (Foto: Pablo Jimenez/ISA)

Nesta quarta-feira (21), teve mais ação no ISA Games, os Jogos Mundiais de Surfe, em Huntington Beach, nos Estados Unidos. O dia teve baterias da chave de repescagem. Yanca Costa avançou nas suas baterias e segue com chances de título na competição. Já Karol Ribeiro e Mariana Areno foram eliminadas da disputa.

Yanca Costa participou de duas baterias nesta quarta-feira. Na 3ª rodada da repescagem, a brasileira foi a melhor, com um total de 9,56 pontos. Foram 5,13 e 4,43 para suas duas ondas surfadas. Na quarta rodada, Yanca somou 7,70 (2,60 + 5,10) para suas duas melhores ondas. Ela foi a segunda colocada na série, atrás apenas da britânica Alys Barton, que teve 9,17 (4,60 + 4,57). As duas avançaram para a quinta rodada da repescagem.

+ Brasil terá oito medalhistas olímpicos nos Jogos Sula de Assunção 2022

Mariana Areno começou o dia na segunda rodada da repescagem, onde venceu sua bateria com 5,74 pontos (3,17 + 2,57). Na terceira fase, a brasileira teve 6,93 pontos (5,50 + 1,43) avançando ao lado da peruana Arena Rodriguez que teve 11,00 (5,73 + 5,27). Na quarta fase, Mariana teve 8,73 (4,43 + 4,30), terminando em quarto lugar e foi eliminada da disputa.

Karol Ribeiro também iniciou sua participação nesta quarta-feira na segunda rodada da repescagem, onde teve 6,54 (2,67 + 3,87), ficando em segundo lugar e passando para a fase seguinte. Na terceira rodada, Karol foi a terceira da sua série, com 7,73 (4,50 + 3,23), sendo eliminada da competição. A norte-americana Zoe McDougall, com 12,90 (6,50 + 6,40), e a mexicana Ana González, com 11,50 (6,73 + 4,77), avançaram na bateria.

Formato e vagas olímpicas

Os Jogos Mundiais de Surfe possueem duas chaves: a principal e a da repescagem. Na principal, os dois primeiros colocados de cada bateria avançam para a fase seguinte até a final. Os eliminados na chave principal avançam para a repescagem, onde os surfistas têm uma segunda chance para chegar até a disputa da medalha de ouro.

A edição de 2022 dos Jogos Mundiais de Surfe dá uma vaga para cada gênero nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ela vai para o país campeão na disputa por equipes, que soma o desempenho dos seus representantes na competição individual. Os países que conquistarem a vaga no ISA Games deste ano (ou a vaga disponível na edição de 2024) poderão levar três surfistas em Paris-2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil é representado por Miguel Pupo, Samuel Pupo e Jadson André no masculino. Os três estão na na quinta rodada da chave principal. Jadson entrou no lugar do campeão olímpico Ítalo Ferreira que iria disputar a competição, mas teve uma lesão no pé durante o WSL Finals. No feminino, Mariana Areno, Karol Ribeiro e Yanca Costa são as representantes do Brasil.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Surfe