O Brasil segue com 100% de aproveitamento na disputa masculina do ISA World Surfing Games, na Califórnia, nos Estados Unidos. Nesta terça-feira (20), Jadson André, Miguel Pupo e Samuel Pupo avançaram à quinta rodada do torneio e mantiveram o país vivo na briga por uma vaga olímpica em Paris 2024.
+ Após vice no STU de Recife, Gui Khury fala em Paris 2024
Jadson André foi o primeiro a entrar em ação. Competindo na segunda bateria da quarta fase, o brasileiro encontrou dificuldade para encaixar boas séries, mas conseguiu um 5.00 e um 3.50, que foram suficientes para avançar de fase. Com um somatório de 8.50, o potiguar ficou em segundo lugar na bateria, atrás do peruano Lucca Mesinas, com 11.16. O senegalês Cheriff Fall terminou em terceiro com 7.23.
Os irmãos Pupo competiram na última série, ao lado do panamenho Jean Carlos González. Os brasileiros chegaram a ficar atrás da bateria durante um bom tempo, ainda que por uma diferença mínima. O panamenho teve 10.86 contra 10.67 de Miguel e 10.33 de Samuel. Quase que simultaneamente, os brasileiros encaixaram boas séries, a seis minutos do fim, e conseguiram a virada.
Samuel recebeu 7.17 e acumulou 12.50, somado ao 5.33 que já tinha, enquanto Miguel ganhou 6.50 e foi à 12.13 (já tinha 5.63). Mesmo tendo a prioridade nos minutos finais, o panamenho não pegou nenhuma onda. Miguel acertou um aéreo nos segundos finais, recebeu 6.97, e assumiu a ponta com 13.47.
Quinta fase
Na quinta fase, Jadson André competirá numa bateria com o japonês Kanoa Igarashi, o argentino Santiago Muniz e o português Guilherme Fonseca. Já Samuel Pupo enfrentará o italiano Leonardo Fioravanti, o peruano Lucca Mesinas e o australiano Jackson Baker. Já Miguel Pupo vai encarar os norte-americanos Nat Young e Kolohe Andino e o francês Gatien Delahaye.
Os dois primeiros de cada série avançam à sexta rodada. Os dois últimos serão encaminhados para a sétima fase da repescagem. Ao todo, há sete fases “regulares” antes da final e 12 fases de repescagem.
Disputa feminina
Entre as mulheres, o Brasil também segue vivo com suas três representantes. Entretanto, todas elas já estão na repescagem. Yanca Costa está na terceira rodada, enquanto Karol Ribeiro e Mariana Areno estão na segunda fase.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Karol enfrentará a peruana Alena Rodriguez, a norueguesa Ingunn Waarum e a irlandesa Maia Monghan. Já Mariana terá a mexicana Ana Laura González, a equatoriana Mia Barrera e a ucraniana Nina Zavodchikova pela frente. No feminino, há dez fases de repescagem antes da final.
Vaga olímpica em jogo
Vale destacar que o ISA World Surfing Games dará uma vaga olímpica por naipe para os Jogos de Paris 2024. Somado o resultado final de seus atletas, o país que tiver o melhor desempenho numa espécie de classificação geral, ganhará uma vaga extra para a Olimpíada. Por enquanto, o Brasil é o líder desse ranking no masculino e, com isso, está adquirindo o direito de levar mais um surfista para Paris 2024 (poderá levar outros dois pela WSL de 2023).