8 5
Siga o OTD

Surfe

Chumbinho nas quartas de final da Challenger Series na Califórnia

João Chianca foi o único que avançou dentre os quatro brasileiro que competiram nas oitavas de final na quarta etapa do circuito de acesso ao CT

João Chianca Chumbinho surfe Challenger Series Huntington Beach Califórnia
(@WSL/Kenny Morris)

O brasileiro João Chianca, o Chumbinho, está nas quartas de final da etapa de Huntington Beach, Califórnia, da Challenger Series de surfe. Ele passou apertado pelo marroquinho Ramzi Boukhiam nas oitavas, com 12,20 a 11,93 na soma das duas melhores ondas. Os compatriotas Willian Cardoso, Alejo Muniz e Edgard Groggia foram eliminados. A Challenger Series é a divisão de acesso para o Championship Tour, a divisão de elite da World Surf League (WSL).

João Chianca está na quarta e última bateria das quartas de final e vai enfrentar o australiano Ryan Callinan. Antes dele, tem o havaiano Ezekiel Lau contra outro australiano, Liam O’Brian, o peruano Lucas Messina contra Eithan Osborne, dos Estados Unidos, e Evan Geiselman, também dos EUA, contra Joel Vaughan, mais um da Austrália. Se avançar, Chumbinho pega o vencedor de Evan Geiselman e Joel Vaughan. A previsão é de que as disputas pelas semifinais sejam na sexta-feira (6).

+ Josiane Batista leva Copa do Mundo de bocha em Veldhoven

Ondas menores na Califórnia

As ondas baixaram um pouco nas oitavas de final e chegaream a 3 a 4 pés com correnteza forte. Na disputa contra Ramzi Boukhiam, João Chianca vencia por 12,20 a 10,67 e na última onda quase viu o rival virar a bateria. O marroquinho precisava de 5,70, mas arrancou 5,43 dos juízes. “Saí da água e vim correndo pro palanque, para ver as notas. Passei o ano inteiro competindo em baterias bem acirradas no CT, que acabava perdendo por pouco no final”, disse João Chianca, que deixou o Championship Tour após o primeiro corte. “Não comecei bem a bateria e tive que remar muito contra a correnteza no píer. Já passei por muitos altos e baixos esse ano, foi muito aprendizado, às vezes bem doloroso, mas sinto que esse segundo semestre vai ser importante.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Surfe