Foi um dia histórico em Saquarema! Um verdadeiro show dos surfistas brasileiros, que deixaram os adversários para trás e garantiram todas as quatro vagas das semifinais com Samuel Pupo, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e Yago Dora. Nenhum atleta do país foi derrotado por algum estrangeiro. Quem foi eliminado nesta segunda-feira, casos de Mateus Herdy, Miguel Pupo, Caio Ibelli e Michael Rodrigues perderam apenas para compatriotas.
Nesta terça, quando a etapa de Saquarema deve ser encerrada, o campeão olímpico Ítalo Ferreira vai encarar Samuel Pupo numa semifinal, enquanto o líder do Mundial, Filipe Toledo, terá Yago Dora pela frente. Vale lembrar que, no feminino, Tatiana Weston-Webb também está na briga. Ela vai enfrentar a americana Carissa Moore por uma vaga na final.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Os resultados de Saquarema serviram para classificar matematicamente Filipe Toledo para a final do Mundial, que será disputada em Trestles, na Califórnia, com duas etapas de antecedência. Nesta segunda, Filipinho derrotou nas oitavas o peruano Miguel Tudela (13,56 e 9,44) e nas quartas o australiano Connor O’Leary (15,10 a 8,94).
A disputa mais eletrizante do dia em Saquarema foi o duelo entre Ítalo Ferreira e Miguel Pupo pelas quartas de final. O medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Tóquio tinha passado pelo compatriota Michael Rodrigues (14,17 a 8,10) e Miguel pelo americano Nat Young (15,00 a 9,94). Na disputa entre eles, a decisão só aconteceu na última onda.
Miguel Pupo liderava a bateria e Ítalo Ferreira precisava de um 8,17 para se igualar ao adversário. O surfista de Baía Formosa conseguiu, em sua última onda, um aéreo de backside e conseguiu exatamente os 8,17 que ele precisava. O placar geral ficou empatado em 13,34 a 13,34, mas Ítalo levou a melhor por ter conseguido a melhor nota numa única onda (8,17 a 7,67).
Ítalo Ferreira vai enfrentar na semifinal Samuel Pupo, irmão de Miguel, que eliminou nas quartas Mateus Herdy pelo placar de 12,80 a 8,23. Antes, nas oitavas de final, Samuel conseguiu a maior somatória do dia ao bater Caio Ibelli por 17,00 a 8,50, enquanto Mateus superou o australiano Jack Robinson por um triz (11,74 a 11,67).
A quarta e última vaga brasileira na semifinal em Saquarema foi garantida por Yago Dora. Para se garantir entre os quatro primeiros colocados, ele eliminou dois australianos. Nas oitavas de final, a vitória sobre Ethan Ewing foi apertadíssima (14,10 a 14,00), mas, nas quartas, ele derrotou Callum Robson com muita autoridade por 14,17 a 7,00.