Após dias sem competição em Pipeline, round 1 é finalizado neste sábado e o brasileiro Ítalo Ferreira vence sua bateria.
Neste sábado (16), o Billabong Pipe Masters, etapa que decidirá o campeão mundial de surfe de 2017, voltou a ter disputas no Havaí, após dias parada. Apenas três baterias entraram na água e dois brasileiros competiram. Primeiro, Ian Gouveia, que acabou em terceiro em sua bateria que teve o australiano Adrian Buchan, como vencedor. Mais tarde, Ítalo Ferreira surfou na última bateria do dia e superou o australiano Mick Fanning e o português Frederico Morais.
Quem compareceu à praia de Banzai Pipeline ou assistiu pelo computador ou pela televisão à competição, certamente, estranhou. As ondas não tinham cara de Pipeline. Afinal, aonde estavam os habituais tubos? Fato é que os surfistas tiveram que sofrer para achar boas ondas e se deslocaram bem na baía havaiana.
Na primeira bateria do dia, a 9 do round 1, Adrian Buchan acertou belas batidas no lip e conseguiu uma nota 8. Assim, não teve dificuldades para superar o havaiano Sebastian Zietz e o brasileiro Ian Gouveia.
Na bateria seguinte, Connor O’Leary também avançou graças à uma nota alta para o dia, 7.17. Quem caiu para a repescagem foi o australiano Joel Parkinson e o italiano Leonardo Fioravanti.
Depois, uma bateria importante para Ítalo Ferreira, pois ele já está classificado para o CT 2018 pelo QS, no entanto, para ter um maior seed e, assim, pegar adversários piores ranqueados nas primeiras baterias no ano que vem, precisa se reclassificar também pelo CT, no qual está, atualmente, em 25º. Sua entrada no top-22 também acarretaria a ascensão de Michael Rodrigues ao CT, que ficou em 11º no QS. E Ítalo começou bem o campeonato em Pipe. Com uma nota na casa dos 7 pontos superou Mick Fanning e Frederico Morais para avançar direto para o round 3.
A próxima chamada é neste domingo (17), às 15 horas, de Brasília.
BATERIAS DO ROUND 2 – REPESCAGEM
1: Gabriel Medina (BRA) x Dusty Payne (HAV)
2: Owen Wright (AUS) x Ethan Ewing (AUS)
3: Julian Wilson (AUS) x Benji Brand (HAV)
4: Matt Wilkinson (AUS) x Stuart Kennedy (AUS)
5: Adriano de Souza (BRA) x Jadson André (BRA)
6: Kolohe Andino (EUA) x Jack Freestone (AUS)
7: Filipe Toledo (BRA) x Ian Gouveia (BRA)
8: Sebastian Zietz (HAV) x Leonardo Fioravanti (ITA)
9: Joel Parkinson (AUS) x Wiggolly Dantas (BRA)
10: Mick Fanning (AUS) x Bede Durbidge (AUS)
11: Frederico Morais (POR) x Kanoa Igarashi (EUA)
12: Michel Bourez (PYF) x Joan Duru (FRA)
Classificados previamente para o round 3:
- Jeremy Flores (FRA)
- Josh Kerr (AUS)
- Conner Coffin (EUA)
- Jordy Smith (AFS)
- Miguel Pupo (BRA)
- John John Florence (HAV)
- Caio Ibelli (BRA)
- Kelly Slater (EUA)
- Ezekiel Lau (HAV)
- Adrian Buchan (AUS)
- Connor O’Leary (AUS)
- Ítalo Ferreira (BRA)