Samuel Pupo e João Chianca são os dois brasileiros que vão reforçar em 2022 a chamada Brazilian Storm na World Surf League Championship Tour, o circuito da elite do surfe mundial. Os dois garantiram vaga na última etapa do Challenge Series, disputada em Haleiwa Beach, no Havaí, que teve a chave masculina encerrada neste domingo (5). A chave feminina será retomada nesta segunda-feira (6), penas quartas de final, mas já sem representantes do país. Sendo assim, somente Tatiana Weston-Webb, atual vice campeã mundial, segue na elite entre as mulheres.
Com a confirmação de Samuel Pupo, o Samuca, e João Chianca, o Chumbinho, serão nove os brasileiros na elite do surfe mundial. Os outros sete são o atual tricampeão Gabriel Medina, o vice Filipe Toledo, o campeão olímpico Italo Ferreira, além de Yago Dora, Deivid Silva, Jadson André e Miguel Pupo, irmão de Samuel. Já Alex Ribeiro, Mateus Herdy, Peterson Crisanto e Caio Ibelli ficam de fora. Adriano de Souza, o Mineirinho, que correu a elite em 2020 se aposentou. Ele foi o segundo brasileiro campeão mundial, título conquistado em 2015.
Primeira bateria e quartas de final
João Chianca, o Chumbinho, garantiu a vaga logo na primeira bateria do dia com a eliminação do australiano Jacob Willcox. “Estou muito feliz por estar classificado pro CT de 2022 e agradeço muito a torcida de todos”, disse. “Foi um ano muito longo, ao mesmo tempo muito corrido. Muitas coisas aconteceram, mas a gente conseguiu a tão esperada vaga aqui nesse lugar maravilhoso. Sei que todos vocês estavam botando grande fé em mim e obrigado pela torcida, obrigado a WSL, obrigado a todos.”
Já Samuca confirmou a dele ao superar as quartas de final. Ele ficou em segundo lugar com 10,83 pontos, avançando para as semifinais ao lado do australiano Liam O´Brien, que venceu com 12,16. O brasileiro foi ainda mais longe e chegou na final, terminando em quarto lugar. O havaiano bicampeão mundial do Championship Tour John John Florence venceu a competição com a única nota 10 do evento. O australiano Jack Robinson ficou em segundo, seguido pelo japonês Kanoa Igarashi.
Amigos e irmãos
“Foi um longo caminho para chegar aqui. Apesar de ser novo ainda, estou competindo no QS desde os 15 anos, então foi bastante tempo para me qualificar e estou muito feliz agora”, disse Samuel Pupo, que vai competir no CT 2022 junto com o irmão, Miguel Pupo. “Estou feliz por ele ter conseguido realizar o sonho dele e, agora, no ano que vem, vai ter dois Pupos no Tour”, disse Miguel.
+ 2021: O ano de ouro do esporte olímpico brasileiro
Samuca também comentou sobre a classificação de João Chianca. “A gente vinha conversando sobre isso, desde os nossos bons resultados na Europa, mas nem parece ser verdade. Dei um abraço nele agora e é um sonho estar no Tour com meu irmão e com meu melhor amigo (João Chianca). Agora estou bem aliviado e sinto que posso surfar 100%. Eu estava muito nervoso e agora sinto que estou mais confiante.”
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Chumbinho é o irmão mais novo do campeão mundial de surfe em ondas gigantes Lucas “Chumbo” Chianca, que comemorou a classificação para o Championship Tour. “Que momento é esse que a gente está vivendo! Era um sonho da nossa família. A gente sempre falou disso, desde criança, mas acabei indo pro lado das ondas grandes e meu irmão agora está no CT. Estou aqui em Nazaré e estava torcendo muito por ele. Nossa família deve estar celebrando muito no Brasil e o João está de parabéns. Teve uma atuação incrível esse ano, com um surfe muito sólido e ele é minha maior aposta no Tour agora”.