Etapa de Maresias vale 3000 pontos para o QS. Todos os brasileiros da elite, exceto Filipinho, machucado, competirão.
A partir desta quinta-feira (02), a praia de Maresias, no litoral norte de São Paulo, recebe o Hang Loose São Sebastião Pro. A etapa vale 3000 pontos para o ranking do QS e será finalizada até o domingo (05). Os principais nomes da elite, como Gabriel Medina, Mineirinho, Miguel Pupo, Jadson André, Caio Ibelli, Wiggolly Dantas e Ítalo Ferreira estão confirmados no evento.
Poderia ser um QS 10.000 pontos, como os dos últimos anos, ou até mesmo um 6.000, o que era o mais provável. Mas, devido à falta de patrocinadores, a etapa de Maresias valerá somente 3.000 pontos. O que vale é que São paulo volta a receber uma etapa da WSL após ficar fora do calendário em 2016. Mesmo com o número baixo de pontos, os tops da elite do surfe mundial se atraíram e irão competir.
A promessa é de praia lotada no feriado, como em 2014 e 2015. Nestas duas últimas edições, Filipe Toledo e Miguel Pupo, respectivamente, sagraram-se campeões. A expectativa agora é para que, novamente, um brasileiro conquiste o caneco.
Além dos nomes já consagrados da elite, também participarão Alejo Muniz (atleta que ficou vários anos no CT), Jessé Mendes (líder do QS e já garantido no CT 2018), Deivid Silva (campeão do QS 1500 de Itacaré), Alex Ribeiro (competiu no CT 2016), Willian Cardoso, Tomas Hermes, Michael Rodrigues e Yago Dora. Estes últimos quatro estão no top 10 do QS e perto de se garantirem no CT 2018.
A grande atração deste último evento antes da Tríplice Coroa Havaiana, que fecha a temporada da World Surf League na ilha de Oahu, é a participação dos campeões mundiais Gabriel Medina e Adriano de Souza e de quase toda a “seleção brasileira” do World Surf League Championhip Tour. A única ausência será Filipe Toledo, que sofreu uma contusão na costela durante a “perna europeia” e preferiu voltar para casa na Califórnia, para se fortalecer para as provas finais no Havaí. Mas, Caio Ibelli, Miguel Pupo, Wiggolly Dantas, Italo Ferreira, Ian Gouveia e Jadson André, estão todos confirmados para competir em Maresias.
Mais de 100 surfistas estão inscritos no Hang Loose São Sebastião Pro, para disputar os 3.000 pontos no ranking do WSL Qualifying Series. O evento também vai fechar a disputa pelo título sul-americano da WSL South America, liderada pelo paulista Thiago Camarão com o capixaba Krystian Kymerson em segundo lugar no ranking. As baterias eliminatórias começam na quinta-feira e prosseguem até domingo, quando será conhecido o campeão da última etapa do Circuito Mundial na América do Sul esse ano.
Gabriel Medina empolgado
Depois da invencibilidade na “perna europeia”, com vitórias nas etapas do CT da França e de Portugal, o novo vice-líder da corrida pelo título mundial da temporada, Gabriel Medina, será a grande atração do Hang Loose São Sebastião Pro. Ele vai prestigiar o evento por estar sendo realizado na praia onde mora em São Sebastião. Depois, parte para o Havaí, onde vai tentar o bicampeonato mundial, principalmente contra o atual campeão mundial, John John Florence.
“Estou super feliz com meus resultados. Foi até além do que eu esperava e estou empolgado sim. Antes, não estava pensando em título mundial, mas agora já dá para pensar. É muito pouca a diferença entre a gente”, disse Gabriel Medina, que falou sobre sua participação no Hang Loose São Sebastião Pro. “É muito bom estar em casa, ainda mais competindo. É um evento que quero me divertir e, com certeza, quero ganhar, mas sem pressão. Vai ser bom encontrar todo mundo aqui e será uma boa preparação para manter o ritmo pro Havaí”.
Organização espera grande público na etapa de Maresias
Para Álfio Lagnado, da Hang Loose, que no ano passado realizou o histórico Hang Loose Pro Contest 30 Anos em Florianópolis (SC) e agora retorna à Praia de Maresias, onde já promoveu esse mesmo evento duas vezes, em 1999 e 2000, é motivo de satisfação, sobretudo em ver que quase todos os surfistas da elite mundial do CT estarão prestigiando e competindo no Hang Loose São Sebastião Pro, nesta semana de feriadão prolongado.
“Estou muito feliz em realizar o Hang Loose em Maresias novamente, praia que frequento e surfo desde os anos 80”, lembra Álfio Lagnado. “É uma honra poder contar com quase todos os atletas do Brasil que estão no CT e que conheço desde pequenos, quando competiam no Hang Loose Surf Attack e hoje são protagonistas do surfe mundial. Espero que dê altas ondas e aguardo um grande público para completar a festa”.
Mineirinho feliz por voltar ao Brasil
O campeão mundial de 2015, Adriano de Souza, também está animado por voltar a competir na Praia de Maresias: “É sempre legal competir em casa. Maresias é uma onda incrível e espero que seja um grande evento. É muito bom ter uma etapa do Circuito Mundial em São Paulo de novo, um estado onde só tem feras do esporte e competir contra eles será um grande desafio”.
O evento será transmitido pelo site da worldsurfleague.com e terá cobertura completa do Olimpíada Todo Dia, diretamente da praia de Maresias.