A etapa do Taiti do circuito mundial de surfe foi cancelada pela WSL (World Surf League) nesta quinta-feira (12) após o governo da França declarar estado de emergência no arquipélago da Polinésia. O motivo foi a piora da crise sanitária causada pela pandemia da covid-19. Como era a última classificatória para a disputa da final marcada para Lower Trestles, na Califórnia, foram definidos os brasileiros no WSL Finals que irão para as brigas do título no feminino e no masculino: Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, Felipe Toledo e Tatiana Weston-Webb.
A WSL informou que não vai substituir a etapa do Taiti, que ocorreria entre 24 de agosto e 3 de setembro, por conta do curto espaço de tempo e também das condições globais de saúde e segurança. Sendo assim, o Aberto do México, ainda em andamento e que deve ser encerrado nesta sexta-feira (13), será o último antes do inédito WSL Finals, a ser realizado entre os dias 9 a 17 de setembro. O Finals é um formato novo de disputa do título, onde participam somente os cinco melhores do ranking mundial em cada naipe. A briga começa entre o quinto e o quarto colocados, sendo que quem vencer pega o terceiro, depois o segundo até finalmente o duelo decisivo contra o líder do ranking.
Congratulations to the first-ever WSL Final 5. @gabriel1medina @italoferreira @toledo_filipe @crcoffin Morgan Cibilic.
— World Surf League (@wsl) August 13, 2021
We can’t wait to watch you compete for the World Title at Lower Trestles in September. #ripcurlwslfinals pic.twitter.com/VFPPkbZDBZ
Além dos quatro brasileiros no WSL Finals, disputam no masculino Conner Coffin, dos Estados Unidos, e o estreante australiano Morgan Cibilic. Medina entra como o primeiro do ranking, o campeão olímpico de surfe Ítalo Ferreira é o segundo, Felipinho, o terceiro, seguido pelo representante da América do Norte e, por fim, o da Austrália. No feminino, Tati chega como a quarta do mundo à frente da australiana Sally Fitzgibbons. A atual tricampeã, seis vezes campeã do mundo e medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, Carissa Moore, dos EUA, é a primeira colocada, seguida pela também australiana Stephanie Gilmore e pela francesa Johanne Defay.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Congratulations to the first-ever WSL Final 5. @rissmoore10 @Sally_Fitz @johannedefay @tatiwest @Steph_gilmore
— World Surf League (@wsl) August 12, 2021
We can’t wait to watch you compete for the World Title at Lower Trestles in September. #ripcurlwslfinals pic.twitter.com/jFPTEmH2j1