A sexta e última bateria da etapa do Surf Ranch do Circuito Mundial foi dominada por Gabriel Medina. O atual líder do ranking mostrou porque venceu as três competições que disputou na piscina de ondas de Kelly Slater. Em sua tentativa de estreia, fez 7,47 na esquerda e 8,37 na direita. Depois, conseguiu melhorar a primeira com 8,63, mas não conseguiu completar a segunda ao cair no momento do tubo. No total, somou 17,00, apenas 0,80 atrás de Filipe Toledo, que manteve a liderança conquistada na véspera.
Ao final da primeira fase, o Brasil tem cinco surfistas entre os sete primeiros. Além de Gabriel Medina e Filipinho, Yago Dora é o quarto colocado com 14,37, Adriano Souza, o sexto com 13,80 e Ítalo Ferreira, o sétimo com 13,70. Entre eles, aparecem o japonês Kanoa Igarashi em terceiro com 15,33 e o australiano Owen Wright com 14,27.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Dos 36 participantes da etapa, 24 se classificaram para a segunda fase. Os 12 primeiros só vão surfar a onda de bônus no domingo. Estão entre eles, além dos sete acima citados, os americanos Kelly Slater e Conner Coffin, o português Frederico Morais, o brasileiro Miguel Pupo e o havaiano Seth Muniz.
Os surfistas que ficaram entre a 13.ª e a 24.ª colocação voltam a surfar neste sábado. São eles: Griffin Colapinto, dos Estados Unidos, Connor O’Leary, Ryan Calliman, Ethan Ewing, Adrian Buchan, Morgan Cibilic, Wade Carmichael e Jack Freestone, da Austrália, Deivid Silva, Caio Ibelli e Peterson Crisanto, do Brasil, e Leonardo Fioravanti, da Itália.
Na segunda fase, cada atleta vai surfar uma onda de bônus para esquerda e mais outra para a direita para tentar melhorar as notas obtidas na fase inicial. Após essa rodada, os oito melhores na soma da melhor onda de cada lado se classificam para a semifinal.
Tanto a semifinal quanto a final serão disputadas no domingo. Dos 36 inscritos na competição, 12 já deram adeus, entre eles estão os brasileiros Alex Ribeiro, Lucas Vicente e Jadson André.