A participação brasileira no ISA World Surfing Games, disputado em El Salvador, começou neste domingo com o pé direito. Representantes da equipe brasileira masculina, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina avançaram em suas respectivas bateria sem grandes problemas. Entre as mulheres, Tatiana Weston- Webb foi outra que garantiu a sua classificação para a próxima fase.
Atual campeão do torneio, Ítalo Ferreira venceu a bateria de número 13 com bastante tranquilidade. Impulsionado com dois belos aéreos, em sua primeira e última onda, o surfista brasileiro fechou a série com uma nota de 16,43, superando os irlandeses Rory Tuohy e Olsin Campbell, que somaram 5,56 e 4,23, respectivamente.
+ Altobeli, Tatiane e Keila ganham ouro e Brasil soma mais 7 medalhas no Sul-Americano
Mais tarde, foi a vez de Gabriel Medina entrar na água e carimbar a sua classificação ao vencer a 21ª bateria. O brasileiro conquistou a vitória com uma somatória de 12,50, novamente impulsionado por um aéreo em sua primeira tentativa. Na bateria, Medina superou o irlandês Gearoid McDaid e o russo Egor Volkov, que somaram 9,93 e 2,40.
Outro representante da equipe masculina, Felipe Toledo só cairá na água nesta segunda-feira (31), quando as 12 últimas baterias masculinas serão disputadas. O brasileiro está localizado na bateria de número 29 e enfrentará Che Allan, de Barbados, e Nikita Avddev, da Rússia.
Tatiana Webb consegue melhor nota entre as mulheres
Já entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb triunfou sem grandes problemas na 16ª bateria. Impulsionada com uma ótima onda final, que lhe rendeu a nota de 8,33 – a maior do dia entre as mulheres -, a brasileira superou a equatoriana Dominic Barona e a suíça Fabiene Sulter, com uma nota total de 13,16, enquanto as adversárias somaram 10,50 e 3,43, respectivamente.
O dia ainda contou com a participação de Júlia Santos. A brasileira acabou somando apenas 5,30 e finalizou a sua participação na 1ª bateria na terceira colocação, conseguindo um lugar na repescagem.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Outra representante do time feminino do Brasil no ISA World Surfing Games, Silvana Lima foi cortada do evento após testar positivo para covid-19 logo na chegada em El Salvador. Vale dizer que a atleta não será prejudicada por não participar do evento, já que a sua ausência se justifica. Vale dizer ainda que a competição é obrigatória para os surfistas que irão participar da estreia do surfe em Jogos Olímpicos.