As previsões se confirmaram e o domingo (23) amanheceu com mar “stormy” e ventos muito fortes em Rottnest Island, na Austrália. As condições adversas devem continuar na segunda-feira (24), então a próxima chamada para as semifinais da etapa do Circuito Mundial de surfe já foi marcada para as 7h15 da terça-feira na Austrália, 20h15 da segunda-feira no Brasil.
Uma decisão Brasil x Austrália vai definir o campeão desta etapa que fecha a “perna australiana”. A primeira vaga na final será disputada pelos australianos Morgan Cibilic e Liam O´Brien. Quem passar, enfrentará o vencedor do duelo de campeões mundiais, entre Gabriel Medina e Italo Ferreira, que lideram o ranking da temporada 2021 do Circuito Mundial de surfe.
-Pedro Quintas fecha time do Brasil no skate park da Olimpíada
Retrospecto
Os dois últimos campeões mundiais já disputaram 17 baterias em etapas do CT e o placar está 10 a 7 para Italo Ferreira. Os cinco últimos confrontos aconteceram em fases decisivas. Esta série começou com o potiguar derrotando Gabriel Medina nas semifinais da etapa de Portugal em 2018. No ano seguinte, eles se encontraram em duas finais. O bicampeão mundial de 2014 e 2018 ganhou a da África do Sul, em Jeffreys Bay, mas Italo venceu a do Pipe Masters, que decidiu o título mundial de 2019 no Havaí.
A temporada 2021 foi iniciada nos mesmos tubos de Pipeline, com Medina carimbando a faixa do campeão nas semifinais. Mas, Italo Ferreira voltou a derrota-lo em outra final que valia a liderança do ranking, na Newcastle Cup que abriu a perna australiana. Só deu Brasil também nas outras duas etapas, com Gabriel Medina tirando a lycra amarela de número 1 do ranking do Italo com a vitória sobre Conner Coffin em Narrabeen Classic, em sua quarta final seguida em etapas do CT, igualando um recorde de Kelly Slater em 2010.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Semifinais de Rottnest Island:
CATEGORIA MASCULINA
1ª: Morgan Cibilic (AUS) x Liam O´Brien (AUS)
2ª: Gabriel Medina (BRA) x Italo Ferreira (BRA)
CATEGORIA FEMININA
1ª: Tyler Wright (AUS) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2ª: Carissa Moore (EUA) x Johanne Defay (FRA)