Dos dois brasileiros que chegaram às quartas de final, apenas Filipe Toledo segue na disputa do título da etapa de Trestles do Mundial de surfe. Na noite desta quinta-feira, Adriano de Souza acabou eliminado por Adrian Buchan numa bateria de mar inconsistente e poucas ondas em que o australiano levou a melhor para vencer por apenas 0,27 de diferença 15,57 a 15,30. Quem também se garantiu na semifinal foi o sul-africano Jordy Smith, líder do raking mundial, que derrotou o português Frederico Morais por 17,76 a 16,60.
As baterias que tiveram as vitórias de Adrian Buchan e Jordy Smith foram as únicas disputadas nesta quinta-feira pelas quartas-de-final. As outras duas ficaram para sexta-feira. Na primeira delas, o francês Jeremy Flores terá pela frente o campeão da temporada 2016, John John Flores. Na sequência, Filipe Toledo enfrenta o americano Kanoa Igarashi.
Filipinho conseguiu a vaga nas quartas de final ao derrotar os australianos Julian Wilson e Bede Durbidge no round 4 e avançou direto, sem precisar da repescagem. O brasileiro segue como o grande favorito para vencer a etapa de Trestles. Na bateria, Filipinho fez o que sabe fazer de melhor: arriscar. Não economizou nos aéreos e nas rasgadas, invertendo a rabeta a todo o momento. Quando isso dá certo, é difícil superar o menino de Ubatuba. Sem chances para os oponentes. Veja os melhores momentos da bateria abaixo:
Filipe Toledo precisa vencer a etapa se quiser sonhar com o título mundial da temporada. Atualmente, ele está em 9º lugar do ranking mundial.
Veja abaixo as baterias da competição masculina, o Hurley Pro Trestles – mundial de surfe:
ROUND 4:
1. Adriano de Souza (BRA) 16.80 x Jadson André (BRA) 16.07 x Sebastian Zietz (HAV) 11.37
2. Frederico Morais (POR) 17.17 x Jordy Smith (AFS) 16.30 x Adrian Buchan (AUS) 16.10
——— baterias de hoje:
3. Jeremy Flores (FRA) 15.94 x John John Florence (HAV) 15.23 x Kanoa Igarashi (EUA) 11.33
A grande surpresa do dia até então. John John era apontado como franco favorito nessa bateria e em sequência Kanoa era apontado como o que podia surpreender. No entanto, o francês Jeremy Flores começou a bateria com um 8.77 e conseguiu administrar o resultado. Uma aula de estratégia do europeu. Soube ficar com a prioridade e só usá-la na hora certa. JJ e Kanoa vão para a repescagem
4. Filipe Toledo (BRA) 16.13 x Julian Wilson (AUS) 14.00 x Bede Durbidge (AUS) 13.16
Filipinho fez o que sabe fazer de melhor: arriscar sem medo. Não economizou nos aéreos e nas rasgadas invertendo a rabeta. Quando ele faz isso, o resultado, quase sempre, é a vitória. Sem chances para o australiano Julian Wilson e muito menos para Bede Durbidge. Vale ressaltar a bela estratégia de Filipe de construir o resultado no começo e administrar a prioridade até o final.
ROUND 5 (REPESCAGEM)
1. Adrian Buchan (AUS) 16.27 x 14.84 Jadson André (BRA)
Jadson até surfou bem, mas o 9.80 de Adrian Buchan foi implacável. É bom para levantar o ânimo do brasileiro, que vinha mal no ano. Pode ser o início de uma recuperação. O australiano agora enfrenta Mineirinho nas quartas.
2. Jordy Smith (AFS) 13.43 x 6.84 Sebastian Zietz (HAV)
Sebastian Zietz foi mais um que caiu na armadilha de esperar a melhor onda por muito tempo. Ela não chegou e ele ficou de mãos atadas. Já o líder do ranking mundial, Jordy Smith, fez o básico e conseguiu ondas medianas, que lhe deram a classificação. Simples assim.
3. John John Florence (HAV) 18.40 x 14.54 Bede Durbidge (EUA)
Uma bateria muito acirrada até os minutos finais, quando o havaiano John John se encontrou e aí não teve muito o que Bede fazer. Aéreos combinados com rasgadas e muita velocidade acabaram com a bateria. Nas quartas, ele tenta a vingança contra Jeremy Flores.
4. Kanoa Igarashi (EUA) 17.00 x 15.90 Julian Wilson (AUS)
Mais um concorrente ao título mundial ficando pelo caminho. A verdade é que os dois surfaram bem, mas o high score de 9.30 do japonês americano, Kanoa Igarashi, fez toda a diferença. Agora ele enfrenta Filipe Toledo, no que promete ser uma grande reedição depois de polêmicas envolvendo os 2 surfistas.
QUARTAS DE FINAL DO HURLEY PRO TRESTLES:
1. Adriano de Souza (BRA) x Adrian Buchan (AUS)
2. Frederico Morais (POR) x Jordy Smith (AFS)
3. Jeremy Flores (FRA) x John John Florence (HAV)
4. Filipe Toledo (BRA) x Kanoa Igarashi (EUA)