O paraense Nayson Costa é o vencedor da 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional, finalizada nesta sexta-feira (27). Em evento na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, o surfista obteve uma conquista inédita em reviravolta emocionante nos momentos finais da bateria decisiva, superando o catarinense Ian Gouveia. O paulista Wesley Dantas foi o terceiro e o paraibano Samuel Igo ficou em quarto.
+ Sophia Medina é campeã brasileira Sub-16 e Sub-18
Nayson Costa alcançou uma marca relevante, já que conquistou pela primeira vez na história do surfe brasileiro uma vitória no circuito profissional, tanto para o estado do Pará, quanto para a Região Norte. No ranking, o paulista Marcos Corrêa, vitorioso da etapa de abertura, em Ubatuba, manteve a primeira posição do Circuito Brasileiro de Surfe e o potiguar Israel Júnior assumiu o segundo lugar.
Os quatro finalistas
Nas baterias válidas pelas semifinais, Ian Gouveia avançou junto com Wesley Dantas na primeira. Ambos despacharam o paraibano Elivelton Santos e o potiguar Israel Júnior. Já na segunda disputa, Nayson Costa voltou a mostrar seu potencial para garantir uma das duas vagas restantes para a decisão. Além dele, o paraibano Samuel Igo conseguiu a classificação nos segundos finais, completando o quarteto de finalistas.
+ Ariane Gomes vence a 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Surfe
Na final da 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Surfe, os favoritos Ian Gouveia e Wesley Dantas travaram um embate particular com direito a disputa de prioridade, com o primeiro liderando quase toda bateria. Samuel Igo chegou a ameaçar, enquanto Nayson Costa precisava uma combinação de notas para vencer. Quando parecia que o surfista paraense havia desistido e se conformado com o resultado, aconteceu uma grande reviravolta.
Paraense campeão
Nos instantes finais, enquanto Ian Gouveia e Wesley Dantas duelavam pela vitória, Nayson Costa remou sozinho, no mesmo local onde pegou as suas melhores ondas durante todo o evento, para realizar um aéreo muito bem executado e registrar a maior nota da bateria, 8.0, escrevendo assim seu nome na história do surfe brasileiro ao se tornar o primeiro paraense a vencer uma etapa do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional!
“Essa vitória vai para o Pará, para todos que sempre acreditaram em mim e continuam acreditando. O foco continua o mesmo… Obrigado Noélio Sobrinho e Adalvo Argolo. Se não fosse por vocês eu não estaria aqui. Obrigado meu Deus e a todos que me ajudaram a chegar até aqui. Esse é o dia mais feliz da minha vida!”, declarou o campeão.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
A próxima etapa do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional será na Bahia. Agora, todos os olhares se voltam para Salvador, local que receberá a terceira e última etapa do CBSurf Pro Tour 2020, entre os dias 18 e 20 de dezembro. Na ocasião, serão definidos os campeões brasileiros profissionais nas categorias masculino e feminino.