Ítalo Ferreira é o único representante do Brasil que continua na disputa na segunda e última etapa do WSL Countdown, o MEO Portugal Cup of Surfing. Nesta quarta-feira (30), Jadson André, outro brasileiro na competição, foi eliminado na segunda fase pelo português Vasco Ribeiro e fechou o evento em nono. Já o atual campeão mundial de surfe encara o italiano Leonardo Fioravanti nas quartas de final, nesta quinta-feira (1º).
+ Maya Gabeira bate recorde da maior onda já surfada na história
O MEO Portugal Cup of Surfing começou na terça-feira (29) no point break de direitas de Ribeira D´Ilhas, em Ericeira. Ítalo Ferreira estreou vencendo e se classificou direto às quartas de final. Já Jadson André foi derrotado e precisou competir nesta quarta na etapa denominada de segunda fase. O revés de hoje foi por menos de um ponto, com Vasco Ribeiro registrando 14,57 pontos contra 13,87 do brasileiro, 0,70 de diferença.
Depois do confronto entre Jadson André e Vasco Ribeiro, foi a vez da definição do rival de Ítalo Ferreira. Leonardo Fioravanti dominou o embate contra o português Henrique Pyrrait, conquistando o triunfo por 12,50 a 10,93. Se superar o italiano nas quartas de final, Ítalo Ferreira disputará vaga na final do MEO Portugal Cup of Surfing com o vencedor do duelo entre o português Vasco Ribeiro e o marroquino Ramzi Boukhiam.
+ Campeão mundial, Adriano de Souza anuncia última temporada
Do outro lado da chave de quartas de final, Kanoa Igarashi, do Japão, enfrenta Maxime Huscenot, da França, e, na sequência, Frederico Morais, de Portugal, encara Aritz Aranburu, da Espanha. Os dois surfistas que vencerem os duelos disputam a outra semifinal do MEO Portugal Cup of Surfing.
Para defender a invencibilidade
Ítalo Ferreira entra na água nesta quinta (1º) para defender uma invencibilidade iniciada em Portugal, no ano passado, no bicampeonato seguido vencido na penúltima etapa do WSL Championship Tour, o MEO Rip Curl Pro nas ondas de Supertubos, em Peniche. O brasileiro também venceu a final contra Gabriel Medina no Billabong Pipe Masters, que definiu o título mundial de 2019 no Havaí.
+ CBSurf Pro Tour terá etapa uma no final de outubro em São Paulo
O período de vitórias aumentou com os dois eventos que competiu em 2020. O primeiro foi a disputa noturna Onda do Bem, promovido pela WSL Latin America como parte do WSL Countdown na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). Já o segundo ocorreu na quarta-feira da semana passada, quando surfou no French Rendez-Vous Cup of Surfing, evento que abriu a Euro Cup of Surfing, na França.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
A primeira chamada para as quartas de final do MEO Portugal Cup of Surfing foi agendada para está quinta, às 3h30 (horário de Brasília). A competição é completamente móvel e poderá ser disputada em qualquer praia da costa portuguesa, até em Supertubos, Peniche, onde ocorre a etapa do WSL Championship Tour, que Ítalo Ferreira venceu nos dois últimos anos.
Quartas de final masculina do MEO Portugal Cup of Surfing:
- Ramzi Boukhiam (MAR) x Vasco Ribeiro (POR)
- Ítalo Ferreira (BRA) x Leonardo Fioravanti (ITA)
- Maxime Huscenot (FRA) x Kanoa Igarashi (JPN)
- Aritz Aranburu (ESP) x Frederico Morais (POR)
Quartas de final feminina do MEO Portugal Cup of Surfing:
- Anat Lelior (ISR) x Camilla Cardoso (POR)
- Johanne Defay (FRA) x Carolina Mendes (POR)
- Pauline Ado (FRA) x Yolanda Hopkins (POR)
- Teresa Bonvalot (POR) x Nadia Erostarbe (ESP)
Resultados desta quarta-feira:
Segunda fase masculina:
- Vasco Ribeiro (POR) 14.57 x 13.87 Jadson André (BRA)
- Leonardo Fioravanti (ITA) 12.50 x 10.93 Henrique Pyrrait (POR)
- Kanoa Igarashi (JPN) 14.00 x 11.50 Gatien Delahaye (FRA)
- Frederico Morais (POR) 11.67 x 7.43 Afonso Antunes (POR)
Segunda fase feminina:
- Camilla Cardoso (POR) 7.13 x 6.70 Rachel Presti (ALE)
- Carolina Mendes (POR) 12.50 x 11.77 Ariane Ochoa (ESP)
- Yolanda Hopkins (POR) 11.77 x 11.37 Francisca Veselko (POR)
- Nadia Erostarbe (ESP) 13.10 x 12.07 Mafalda Lopes (POR)