O havaiano John John Florence está cada vez mais perto de conquistar o título da temporada 2016 da Liga Mundial de Surfe. Com a eliminação precoce de Gabriel Medina, o surfista pode levantar a taça na etapa de Peniche, em Portugal, a penúltima do ano. Para isso, precisa chegar à final desde que o vencedor não seja o sul-africano Jordy Smith. Se isso acontecer, a disputa continua em aberto.
Nesta segunda-feira, John John Florence derrotou o australiano Julian Wilson pelas quartas-de-final. O havaiano conseguiu uma onda que lhe rendeu 9,30, que somado a 7,60 de sua segunda melhor, ele conseguiu 16,90 contra 13,57 do adversário.
Com o resultado, John John terá pela frente na semifinal o americano Kolohe Andino, que eliminou o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, nesta segunda-feira ao vencer a bateria por 17,34 a 8,10.
Mas o melhor desempenho do dia foi do sul-africano Jordy Smith, único que pode atrapalhar os planos de John John Florence em Peniche. Com a única nota 10 do dia graças a um tubo espetacular, Smith somou 17,40 para derrotar o havaiano Sebastian Zietz, que conseguiu 13,56.
Na semifinal, Jordy Smith terá pela frente o americano Conner Coffin, que eliminou o brasileiro Miguel Pupo, que não conseguiu pegar boas ondas e ficou com apenas 5,94, o pior desempenho do dia, e foi derrotado pelo adversário, que conseguiu 12,66.