8 5
Siga o OTD

Surfe

Medina, Mineirinho, Ítalo e Ian começam com vitória no Taiti

As condições do mar não foram das melhores na abertura da etapa do Taiti do Circuito Mundial de vôlei de praia. As ondas, inconsistentes, não passaram de um metro na bancada de Teahuppo e dificultaram a vida dos surfistas, que tiveram muitas dificuldades para conseguir boas notas. Mesmo assim, os brasileiros Gabriel Medina, Adriano de Souza, Ian Gouveia e Ítalo Ferreira conseguiram vencer suas baterias de estreia e estão classificados para o Round 3. Já Filipe Toledo, derrotado na repescagem, é o único dos brasileiros eliminados.

O destaque de um dia com notas geralmente baixas foi Ian Gouveia. Ele conseguiu o maior somatório do dia com notas de 7,17 e 7,83 em suas melhores ondas, totalizando 15,00 para bater o taitiano Michel Bourez e o português Frederico Morais.

Ian Gouveia foi 0,10 melhor do que o havaiano John John Florence, que fez 14,90 para bater o compatriota Ezekiel Lau e o espanhol Arirz Aranburu. Outro que conseguiu boa pontuação diante das condições ruins do mar foi Gabriel Medina, que venceu a bateria contra Stuart Kennedy, da Austrália, e Caio Ibelli, com 14,06.

Já Adriano de Souza, o Mineirinho, foi o exemplo de como estava difícil surfar nesta sexta-feira no Taiti. Ele competiu na segunda bateria do dia e fez apenas 8,77 no total. Sua melhor onda foi um 5,50. Apesar da baixa pontuação, ele conseguiu vencer o americano Nat Young (6,27) e o australiano Bede Durbidge (3,63).

Ítalo Ferreira teve um pouco mais de sorte. O brasileiro conseguiu uma nota 7,67, que somada ao 4,83 que ele tirou logo em sua primeira onda, ele somou 12,50 e bateu Owen Wrigth e Josh Kerr.

Por outro lado, o mar atrapalhou muito a vida de Filipe Toledo. No Round 1, Filipinho ficou com apenas 8,33, seis pontos a menos na somatória de Adrian Buchan, vencedor da bateria que contou também com outro brasileiro: Miguel Pupo.

Com o resultado, o surfista voltou para a água em uma das quatro baterias de repescagem que foram disputadas nesta sexta. O confronto contra Ethan Ewing aconteceu num momento extremamente escasso de ondas e o austraiano acabou levando a melhor somando 10,06 contra apenas 6,56 de Filipinho, que somou 1,83 e 4,73 em suas ondas, resultado que o eliminou da etapa do Taiti do Circuito Mundial de Surfe.

Filipe Toledo é o único  brasileiro eliminado até agora, mas neste sábado outros quatro brasileiros entram na água para o tudo ou nada do Round 2. Jadson André encara Michel Bourez, Miguel Pupo terá pela frente Sebastian Zietz, Caio Ibelli pega Kanoa Igarashi e Wiggolly Dantas compete com Ezekiel Lau. Quem perder, estará eliminado. Quem vencer se junta a Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Ian Gouveia e Adriano de Souza no Round 3.

Uma nova chamada está marcada para acontecer às 13h30 deste sábado com previsão da competição ser retomada por volta de 14h. Como a previsão das ondas não é muito animadora, a World Surf League optou por aproveitar o primeiro dia da janela de espera e já confirmou que pretende finalizar a competição no domingo.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe