A eliminação precoce de Gabriel Medina na etapa de Peniche em Portugal deu a chance a John John Florence ser campeão mundial com uma etapa de antecipação. Para isso, basta que ele chegue à final desde que não seja contra o sul-africano Jordy Smith. Neste caso, ele teria de vencer a etapa para ser comemorar o título. Com isso na cabeça, o havaiano deu show na manhã deste sábado ao vencer a bateria contra o taitiano Michel Bourez e o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho.
Com um tubo sensacional, o líder do ranking mundial conseguiu 8,50 como nota e chegou a 16,33, quase o dobro de pontos que fez fez Michel Bourez (8,70). Mineirinho foi mal e ficou com apenas 5,13.
Com a vitória, John John se classificou direto para as quartas-de-final. Para continuar com chances de título, Gabriel Medina precisa que o havaiano não chegue na final. Então a torcida contra o atual líder do circuito mundial terá que ser grande a partir da próxima bateria que ele entrar no mar.
Além de John John, estão classificados para as quartas-de-final os vencedores das baterias da quarta fase: o brasileiro Miguel Pupo, que venceu o francês Jeremy Flores, algoz de Gabriel Medina, e o havaiano Sebastian Zietz, além do americano Kolohe Andino e do sul-africano Jordy Smith.
Mineirinho também se garantiu nas quartas-de-final ao derrotar Joel Parkinson, da Austrália, por 9,90 a 7,57 na abertura da repescagem. Mas a etapa foi interrompida logo depois desta bateria por conta das condições do mar. Faltam se enfrentar: Michel Bourez (Taiti) x Julian Wilson (Austrália); Jeremy Flores (França) x Conner Coffin (Estados Unidos); Stuart Kennedy (Austrália) x Sebastian Zietz (Havaí).