Os dois principais candidatos ao título do circuito mundial da temporada 2016 começaram mal na penúltima etapa do ano, em Peniche, em Portugal. Primeiro colocado do ranking mundial, o havaiano John John Flores, e o segundo, Gabriel Medina, perderam as baterias que disputaram nesta terça-feira e terão que disputar a repescagem.
Medina só conseguiu somar 9,67 e foi derrotado pelo português Frederico Morais, que fez 11,37, ficando a frente apenas do americano Conner Coffin, que fez 8,03. Já John John ficou em último em sua bateria com 9,94, atrás do brasileiro Jadson André, que passou direto para a terceira fase e do português Miguel Blanco, que ficou em segundo lugar.
Além de Jadson André, Miguel Pupo, Wigolly Dantas, Adriano de Souza, o Mineirinho, e Ítalo Ferreira foram os brasileiros que venceram suas baterias e passaram direto para a terceira fase junto com os americanos Kelly Slater e Kolohe Andino, os australianos Kai Otton, Josh Kerr e Joel Parkinson, o sul-africano Jordy Smith e o português Frederico Morais.
Na repescagem, John John Flores terá pela frente o português Miguel Blanco, enquanto Gabriel Medina medirá forças com o australiano Ryan Callinan. Confira como ficaram os confrontos da repescagem:
1: John John Florence (HAV) x Miguel Blanco (POR)
2: Gabriel Medina (BRA) x Ryan Callinan (AUS)
3: Matt Wilkinson (AUS) x Jeremy Flores (FRA)
4: Julian Wilson (AUS) x Alex Ribeiro (BRA)
5: Filipe Toledo (BRA) x Adam Melling (AUS)
6: Adrian Buchan (AUS) x Matt Banting (AUS)
7: Sebastian Zietz (HAV) x Alejo Muniz (BRA)
8: Michel Bourez (TAI) x Jack Freestone (AUS)
9: Caio Ibelli (BRA) x Davey Cathels (AUS)
10: Stuart Kennedy (AUS) x Dusty Payne (HAV)
11: Nat Young (EUA) x Conner Coffin (EUA)
12: Keanu Asing (HAV) x Kanoa Igarashi (EUA)