8 5
Siga o OTD

Surfe

Gabriel Medina vence bateria e coloca trio brasileiro no Round 2

Depois de Filipe Toledo e Ítalo Ferreira, Gabriel Medina garante a classificação para o round 2 dos Jogos Mundiais de surfe

Gabriel Medina nos Jogos Mundiais de surfe
ISA/Sean Evans

Gabriel Medina foi o único brasileiro a entrar em ação nos Jogos Mundiais de surfe na madrugada desta quarta-feira e não decepcionou. O atleta venceu a bateria que disputou e se classificou para o Round 2, se juntando a Filipe Toledo e Ítalo Ferreira, que competiram na véspera e também garantiram vaga na segunda etapa da competição.

Na soma de suas duas melhores notas, Gabriel Medina fez 13,5 pontos e deixou para trás o argentino Martín Passeri, que fez 11,13 e também se classificou, além do mexicano Jhony Corzo, que fez 9,4, e Cheyne Purcell, de Guam, que terminou com 4,9. Os dois últimos foram para a repescagem.

O primeiro brasileiro que caiu na água, na madrugada de terça, foi Filipe Toledo, na segunda bateria da primeira rodada. Ganou com 14,27, contra 11,94 do mexicano Alan Cleland Jr e o argentino Santiago Muñiz. O atleta do México ficou em segundo pelos critérios de desempate. Birk Haaland, da Holanda, marcou só 3,30.

Já Ítalo Ferreira, que teve problemas para chegar ao Japão por ter tido o passaporte roubado e teve dificuldades para conseguir o visto para entrar no país, chegou em cima da hora na praia de Miyazaki, pegou a prancha emprestada de Filipe Toledo e competiu de bermuda jeans.

“Do aeroporto direto para a bateria. Uma das coisas mais loucas que já fiz”, escreveu o Ítalo Ferreira em suas redes sociais. E a bateria não foi fácil. O brasileiro venceu marcando 13,46 pontos, com segundo e o terceiro colocados, Leandro Usuna, da Argentina, e o mexicano Dylan Southworth, colados atrás com 12,60 e 11,34, respectivamente. O norueguês Frode Goa fez 3,13.

No Round 2, que começará a ser disputado na noite desta quarta-feira, Filipe Toledo vai competir na segunda bateria e terá como adversários o sul-africano Jordy Smith, o equatoriano Alex Suarez e o canadense Peter Devries.

Já Ítalo Ferreira vai disputar a quarta bateria contra Marlon Gerber, da Suíça, Edito Alcala, de Filipinas, e Oney Anwar, da Indonésia. Gabriel Medina só vai para a água na bateria de número 18 contra Israel Barona, do Equador, e Bruce Mackie, de Barbados.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Surfe