8 5
Siga o OTD

Surfe

Tainá Hinckel vence e avança na estreia dos Jogos Mundiais

Ela foi a única brasileira que caiu na água no primeiro dia de baterias no Japão e foi para a segunda rodada da competição elegível para Tóquio 2020

Tainá Hinckel nos Jogos Mundiais de Surfe
(ISA/Pablo Jimenez)

Tainá Hinckel foi a única representante do Brasil no primeiro dia dos Jogos Mundiais de Surfe que estão sendo realizados na praia de Miyazaki, no Japão. Ela venceu a 11ª bateria da primeira rodada e se classificou para a segunda etapa da competição, que faz parte da corrida olímpica.

Gabriel Medina, Filipe Toledo e Ítalo Ferreira, no masculino, e Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima também estão na disputa. A chave feminina vai até 11 de setembro; a masculina começa no dia 10 e tem previsão de acabar no dia 15.

Tainá Hinckel, de apenas 16 anos, marcou 8,50 pontos na bateria, 0,20 a mais do que a segunda colocada Tia Blanco, de Porto Rico. Kitty Brewer, da Grã-Bretanha, e Ella Williams, da Nova Zelândia, ficaram com a terceira e a quarta colocações, respectivamente, com 7,54 e 5,23.

Na segunda rodada dos Jogos Mundiais de Surfe, Tainá Hinckel disputa a quinta bateria ao lado de Daisy Valdez, das Filipinas, Ni Kadek Diah Rahay, da Indonésia, e a holandesa Eveline Hooft. Está marcada para domingo (8).

Tainá Hinckel nos Jogos Mundiais de Surfe

(ISA/Pablo Jimenez)

Também no domingo Tatiana Weston-Webb disputa a 22ª bateria da primeira rodada contra Dhea Natasya Novitasari, da Indonésia, e Josefina Ane, da Argentina. Na seguinte será a vez de Silvana Lima contra Taina Angel Izquierdo, outra da Indonésia, e a neozelandesa Paige Hareb.

Jogos Mundiais de Surfe e Tóquio 2020

As vagas em Tóquio 2020 no surfe serão dadas aos 10 melhores homens e oito melhores mulheres do Circuito Mundial (WSL-World Surf League) que necessariamente tenham disputado os Jogos Mundiais de Surfe.

Por isso, outros membros da elite mundial da modalidade estarão presentes em Miyazaki, como o multicampeão Kelly Slater, que substitui John John Florence, Kolohe Andino e Carissa Moore, dos Estados Unidos, Kanoa Igarashi, do Japão, Jordy Smith, da África do Sul, Stephanie Gilmorere, Julian Wilson e Owen Wright, da Austrália, além da dupla francesa Michel Bourez e Jeremy Flores, entre outros. Ao todo são 240 surfistas de 55 países diferentes em ação.

Além disso, se classificam para os Jogos de Tóquio o melhor homem e a melhor mulher durante os Jogos Mundiais de surfe de quatro continentes: África, Ásia, Europa e Oceania. A América não participa desse processo porque os Jogos Pan-Americanos deram a seus campeões um lugar na Olimpíada: os peruanos Lucas Mesinas e Daniella Rosas.

Confira a distribuição das vagas olímpicas do surfe

Circuito Mundial 2019: 10 homens 8 mulheres
Jogos Pan-americanos 2019: vaga para o campeão/campeã
Jogos Mundiais de Surfe 2019: 4 homens e 4 mulheres com cada um deles como melhor dos continentes África, Ásia, Europa e Oceania.
Jogos Mundiais de Surfe 2020: 4 homens e 4 mulheres
País sede: um homem e uma mulher

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Surfe