A Etapa de Jeffreys Bay chegou ao fim, e com título brasileiro! Gabriel Medina, bicampeão do Mundial de Surfe, quebrou um tabu que durava desde 1984, e venceu a Etapa de Jeffreys Bay, título inédito para a galeria do surfista brasileiro. Melhor ainda é que a final foi decidida contra Italo Ferreira, outro brasileiro. Uma final entre surfistas goofies. Na final feminina, melhor para a havaiana Carissa Moore, que derrotou Lakey Peterson.
Confira o ranking do Mundial de Surfe Masculino
Fim do tabu e título inédito!
Desde 1984, quando Mark Occhiluppo venceu a Etapa de Jeffreys Bay, que um surfista goofy não vencia na África do Sul. E, em 2019, a final foi realizada entre Gabriel Medina e Italo Ferreira, dois surfistas goofy!
E quem se deu melhor foi Gabriel Medina, que construiu um potente score de 19.50 e leva para o Brasil um título inédito. Mais que isso, é a sua primeira vitória em 2019, e agora entra de vez na briga pelo título do Mundial de Surfe.
Além disso, quem acompanha a carreira do bicampeão do Mundial de Surfe sabe que ele costuma ter um desempenho acima da média quando chegamos no segundo semestre.
Agora imagine só: vitória na Etapa de Jeffreys Bay e agora mais 5 etapas onde Gabriel Medina é amplo favorito. O brasileiro está muito na briga.
Filipe Toledo e Italo Ferreira também se dão bem!
Filipe Toledo lutava pelo tricampeonato da Etapa de Jeffreys Bay, mas acabou eliminado por Italo Ferreira na semifinal. Consequentemente, Italo ficou com o vice ao encarar Gabriel Medina na decisão.
Filipe segue firme como vice-colocado no ranking do Mundial de Surfe – o atual líder é Kolohe Andino -, enquanto Italo Ferreira sobe para a 4ª colocação.
Ainda tem muita coisa para acontecer e todos ficam na torcida para que a briga continue acirrada assim até a última etapa, que é no Templo do Mundial de Surfe: Pipeline, no Havaí.
Carissa Moore líder do Mundial de Surfe
Mais do que o título da Etapa de Jeffreys Bay, Carissa Moore sai da África do Sul com a lycra amarela, ou seja, como nova líder do ranking feminino.
A surfista havaiana, em 2019, já tinha dois vice-campeonatos, mas a Etapa de Jeffreys Bay pode ser um divisor de águas para a tricampeã do Mundial de Surfe, que ganha ânimo extra rumo ao tetracampeonato mundial.
Lakey Peterson fica, novamente, com o vice-campeonato da Etapa de Jeffreys Bay, porém, ela sobe uma posição e agora se encontra na 4ª colocação do ranking do Mundial de Surfe.
Confira o ranking do Mundial de Surfe Feminino
Quartas de final – Masculino | Etapa de Jeffreys Bay – Mundial de Surfe
1) Owen Wright (AUS) 14.60 x 15.67 Gabriel Medina (BRA)
2) Kolohe Andino (EUA) 15.43 x 14.10 Adrian Buchan (AUS)
3) Filipe Toledo (BRA) 15.00 x 14.40 Sebastian Zietz (HAV)
4) Kanoa Igarashi (JAP) 12.37 x 15.53 Italo Ferreira (BRA)
Semifinal – Masculino | Etapa de Jeffreys Bay – Mundial de Surfe
1) Gabriel Medina (BRA) 14.30 x 14.00 Kolohe Andino (EUA)
2) Filipe Toledo (BRA) 14.00 x 17.50 Italo Ferreira (BRA)
Final – Masculino | Etapa de Jeffreys Bay – Mundial de Surfe
1) Gabriel Medina (BRA) 19.50 x 16.77 Italo Ferreira (BRA)
Semifinal – Feminino | Etapa de Jeffreys Bay – Mundial de Surfe
1) Caroline Marks (EUA) 12.67 x 14.33 Carissa Moore (HAV)
2) Malia Manuel (HAV) 11.00 x 15.27 Lakey Peterson (EUA)
Final – Feminino | Etapa de Jeffreys Bay – Mundial de Surfe
1) Carissa Moore (HAV) 15.47 x 14.60 Lakey Peterson (EUA)