E chegamos à reta final da Etapa de Jeffreys Bay, a 6ª etapa do Mundial de Surfe. Na madrugada desta quarta-feira (17), foram realizadas as oitavas de final masculina e as quartas de final feminina. No masculino, o grande destaque foi Filipe Toledo, que deu show. Gabriel Medina também foi destaque após conseguir a classificação no final da bateria. No feminino, destaque para Carissa Moore, que anotou a maior média do dia entre as mulheres. A próxima chamada é 2h30 desta quinta (18), horário de Brasília. E você acompanha tudo em Tempo Real aqui no OTD.
Filipe Toledo dá show e lição de surfe
Ver essa foto no Instagram
Na bateria 5 das oitavas de final da Etapa de Jeffreys Bay, Filipe Toledo enfrentou o brasileiro Willian Cardoso, que não conseguiu fazer frente para o brasileiro, que briga pela liderança do Mundial de Surfe.
Logo em sua primeira onda, Filipe anotou 9.43, após ‘moer’ a onda. Depois, surfou com tranquilidade. Sua nota de backup foi 8.83 em uma onda onde ele caiu na finalização.
Filipe Toledo mostrou porque é o atual bicampeão e favorito ao tricampeonato da Etapa de Jeffreys Bay. Será que teremos um novo líder no Mundial de Surfe?
Gabriel Medina sofre, mas avança
Gabriel Medina estava irreconhecível na bateria contra Ryan Callinan. O australiano estava conectado com as ondas, enquanto o brasileiro escolhia mal e caía nas ondas.
Porém, nos 4 minutos finais, Medina acordou, como um competidor nato, pegou duas ondas, fez as notas que precisava e conseguiu a classificação para as quartas de final da Etapa de Jeffreys Bay.
Atualmente, ele está em 8º no ranking do Mundial de Surfe, mas com o bom desempenho irá subir algumas casas. Além disso, pode quebrar o tabu para quem é goofy em Jeffreys Bay, quando o último goofy campeão foi Mark Occhilupo.
Italo elimina Kelly Slater
Ninguém quer ter a lenda do surfe como adversária, porém, quem quer ser campeão, tem que vencer quem vier.
Por isso, Italo Ferreira encarou Kelly Slater de igual para igual na Etapa de Jeffreys Bay, com um início avassalador no começo da bateria. Depois, Kelly se encontrou, mas não conseguiu a nota de qual precisava.
Agora, o Brasil vai para as quartas de final da Etapa de Jeffreys Bay com o trio que é sempre cotado como candidato ao título do Mundial de Surfe.
Kanoa Igarashi também é destaque
Outro nome entre os homens foi Kanoa Igarashi, que anotou uma das maiores médias do dia na Etapa de Jeffreys Bay. Ele mostra evolução a cada etapa, que sabe competir. A constância vem fazendo a diferença para Kanoa.
Ele venceu com facilidade o brasileiro Peterson Crisanto, que não se encontrou na bateria e não conseguiu nem sair da combinação.
Carissa Moore é a grande favorita
Entre as mulheres, o grande destaque do dia foi Carissa Moore, que não tomou conhecimento de Johanne Defay e eliminou a francesa colocando-a em combinação.
Além disso, a havaiana tem grandes chances de sair da África do Sul com a lycra amarela, já que Sally Fitzgibbons foi eliminada por Malia Manuel.
Oitavas de Final – Masculino | Etapa de Jeffreys Bay – Mundial de Surfe
1) Jordy Smith (AFS) 14.70 x 16.23 Owen Wright (AUS)
2) Gabriel Medina (BRA) 12.94 x 11.64 Ryan Callinan (AUS)
3) Kolohe Andino (EUA) 12.73 x 12.14 Deivid Silva (BRA)
4) Ezekiel Lau (HAV) 13.00 x 13.43 Adrian Buchan (AUS)
5) Filipe Toledo (BRA) 18.26 x 11.33 Willian Cardoso (BRA)
6) Sebastian Zietz (HAV) 13.83 x 11.44 Michel Bourez (FRA)
7) Kanoa Igarashi (JAP) 17.24 x 11.73 Peterson Crisanto (BRA)
8) Kelly Slater (EUA) 12.20 x 14.06 Italo Ferreira (BRA)
Quartas de final – Masculino | Etapa de Jeffreys Bay – Mundial de Surfe
1) Owen Wright (AUS) x Gabriel Medina (BRA)
2) Kolohe Andino (EUA) x Adrian Buchan (AUS)
3) Filipe Toledo (BRA) x Sebastian Zietz (HAV)
4) Kanoa Igarashi (JAP) x Italo Ferreira (BRA)
Quartas de Final – Feminino | Etapa de Jeffreys Bay – Mundial de Surfe
1) Stephanie Gilmore (AUS) 13.10 x 14.44 Caroline Marks (EUA)
2) Carissa Moore (HAV) 17.67 x 12.50 Johanne Defay (FRA)
3) Sally Fitzgibbons (AUS) 13.50 x 14.03 Malia Manuel (HAV)
4) Courtney Conlogue (EUA) x Lakey Peterson (EUA)
Semifinal – Feminino | Etapa de Jeffreys Bay – Mundial de Surfe
1) Caroline Marks (EUA) x Carissa Moore (HAV)
2) Malia Manuel (HAV) x Lakey Peterson (EUA)