8 5
Siga o OTD

Surfe

Categoria júnior abre circuito paulista de base em Maresias

Competição chega à sua 32ª edição consecutiva, reunindo mais de 230 surfistas de São Paulo e também de outros estados

(foto: Munir El Hage)

A categoria júnior abrirá o Hang Loose Surf Attack 2019 nesta sexta-feira (28), na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O circuito paulista de surfe de base é o mais tradicional do país e chega à sua 32ª edição consecutiva, reunindo mais de 230 surfistas de todo o litoral, da capital e também de outros estados.

A etapa inicial terá três dias de disputas, sendo a sexta-feira reservada só para os mais velhos da júnior, até 18 anos, e também da mirim (limite de 16 anos).

Todas as baterias terão transmissão ao vivo pela internet, pelo site da Federação Paulista de Surf. A bateria de estreia de 2019 terá o santista Vinícius Parra, o ubatubense Pedro Zanin, o guarujaense Victor Hugo, o vicentino Gabriel Oliveira, o praiagrandense Breno Nieba e o sebastianense Higor Souza, competindo em casa.

O primeiro dia da abertura do circuito paulista de surfe de base contará com os dois primeiros rounds e as quartas-de-final da júnior e ainda a as duas fases iniciais da mirim.

Entre os atletas sub-16, os primeiros a entrar no mar serão Gabriel Dias, de São Sebastião, Kauã Xavier, de Guarujá, Matheus Basley, de Ubatuba, Henrique Liberato, de Praia Grande, André Oliveira, de Itanhaém, e Kayki Araújo, de Itacaré, na Bahia.

A júnior e a mirim do circuito paulista de surfe de base continuarão em ação logo no sábado de manhã a partir das 8 horas, incluindo as baterias finais para definir os primeiros vencedores da etapa. A júnior tem a decisão prevista para às 9h30, enquanto que a mirim, às 9h50.

Depois, o sábado terá disputas da feminina (sub16), iniciante (sub14) e também estreante (no máximo 12 anos) e petit, os caçulas dos dez anos para baixo.

Já no domingo, pelo cronograma (sujeito a alterações) do início do circuito paulista de surfe de base, a competição recomeça às 8 horas, com as semifinais a partir das 10h e as finais das quatro categorias das 12h10 às 13h10. Fora do mar, nos três dias, os atletas podem participar de várias brincadeiras, jogos, como ping pong, gincanas, pinturas e ações socioambientais, comandadas pelo sempre animado Júlio Ozório, o Brô.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Surfe