A categoria júnior abrirá o Hang Loose Surf Attack 2019 nesta sexta-feira (28), na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O circuito paulista de surfe de base é o mais tradicional do país e chega à sua 32ª edição consecutiva, reunindo mais de 230 surfistas de todo o litoral, da capital e também de outros estados.
A etapa inicial terá três dias de disputas, sendo a sexta-feira reservada só para os mais velhos da júnior, até 18 anos, e também da mirim (limite de 16 anos).
Todas as baterias terão transmissão ao vivo pela internet, pelo site da Federação Paulista de Surf. A bateria de estreia de 2019 terá o santista Vinícius Parra, o ubatubense Pedro Zanin, o guarujaense Victor Hugo, o vicentino Gabriel Oliveira, o praiagrandense Breno Nieba e o sebastianense Higor Souza, competindo em casa.
O primeiro dia da abertura do circuito paulista de surfe de base contará com os dois primeiros rounds e as quartas-de-final da júnior e ainda a as duas fases iniciais da mirim.
Entre os atletas sub-16, os primeiros a entrar no mar serão Gabriel Dias, de São Sebastião, Kauã Xavier, de Guarujá, Matheus Basley, de Ubatuba, Henrique Liberato, de Praia Grande, André Oliveira, de Itanhaém, e Kayki Araújo, de Itacaré, na Bahia.
A júnior e a mirim do circuito paulista de surfe de base continuarão em ação logo no sábado de manhã a partir das 8 horas, incluindo as baterias finais para definir os primeiros vencedores da etapa. A júnior tem a decisão prevista para às 9h30, enquanto que a mirim, às 9h50.
Depois, o sábado terá disputas da feminina (sub16), iniciante (sub14) e também estreante (no máximo 12 anos) e petit, os caçulas dos dez anos para baixo.
Já no domingo, pelo cronograma (sujeito a alterações) do início do circuito paulista de surfe de base, a competição recomeça às 8 horas, com as semifinais a partir das 10h e as finais das quatro categorias das 12h10 às 13h10. Fora do mar, nos três dias, os atletas podem participar de várias brincadeiras, jogos, como ping pong, gincanas, pinturas e ações socioambientais, comandadas pelo sempre animado Júlio Ozório, o Brô.