Grande feito dos brasileiros Jessé Mendes e Alex Ribeiro no QS 6000 de Sydney, na Austrália. Eles eliminaram do campeonato nada menos do que a lenda Kelly Slater, onze vezes campeão mundial de surfe. Foi na terceira fase da competição, em Manly Beach, nesta quinta (21).
Com a praia lotada, afinal Slater não competia por lá havia quinze anos, Jessé e Alex pegaram as melhores ondas que entraram na bateria e usaram os aéreos para confirmar a dobradinha brasileira sobre o norte-americano. A vitória garantiu ambos nas oitavas-de-final da competição.
Jessé ganhou por pouco, 14,67 pontos (7,60 e 7,07) contra 14,07 (7,57 e 6,50) de Alex, que havia vencido em Newcastle no fim de semana. Slater amargou a última colocação da disputa, com 6.53 pontos (3,20 e 3,33) ficando atrás também do francês Charly Quivront que somou 11,40 (6,27 e 5,13).
Jessé já foi campeão em Manly Beach dois anos atrás, assim como Slater em 2004. O atual campeão é o brasileiro Deivid Silva.
“Foi muito louco chegar antes da minha bateria e ver uma multidão enorme lotando a praia, pois a gente sempre soube o quão grande é o Kelly (Slater) no mundo todo. Eu estou no CT há algum tempo e já surfei contra ele, então a multidão não me preocupou muito e nem ele. Eu apenas fiz o meu trabalho e deu certo, então estou feliz”, disse Jessé.
Slater lamentou a derrota, mas destacou o apoio da torcida em Sydney: “Eu não consegui encontrar ondas decentes, mas tinha umas ondas boas porque o Jessé (Mendes) e o Alex (Ribeiro) pegaram algumas. É ótimo estar de volta aqui em Sydney e foi impressionante ver esse público enorme na praia”, disse.
Mais Brasil na Austrália
Além de Jessé e Alex, Thiago Camarão também passou para as oitavas. Ele ficou em segundo lugar na sua bateria, atrás do australiano Nicholas Squierse. Tomas Hermes ficou em terceiro lugar e acabou eliminado da etapa.
Na próxima fase, Camarão vai dividir a bateria com Jessé e o francês Nomme Mignot. Alex Ribeiro disputa com dois australianos, Jacob Willcox e Nicholas Squiers. Os dois melhores passam.
Mais quatro brasileiros ainda vão disputar a terceira fase nas baterias que ficaram para abrir a sexta-feira (22) às 7h na Austrália, 17h da quinta-feira (21) no horário de Brasília.
Tatiana Weston-Webb
No feminino, A brasileira Tatiana Weston-Webb foi a única sul-americana a avançar para as oitavas de final. Ela venceu a bateria contra a sul-africana Bianca Buitendag, a australiana Alysse Cooper e a espanhola Leticia Canales Bilbao. Tatiana anotou 13,03 pontos, contra 10,90 de Buitendag, 9,80 de Cooper e 7,47 de Bilbao.