Na tradução literal para o português Smart Stadium significa Estádio Inteligente. É curioso o uso desse termo quando se pensa em um ser inanimado com inteligência própria, certo? Mas claro, dentro da lógica de operação e tecnologia a coisa toma outra dimensão. Para pensar em estádio inteligente é preciso lembrar de três coisas importantes: segurança, execução da operação e experiência do espectador. Um Smart Stadium é nada mais nada menos do que um estádio ou arena com diversas soluções tecnológicas que possibilitam uma gestão, operação e execução diária da instalação mais eficiente conectadas a um ou mais sistemas operacionais, sensores, câmeras e sinalizações digitais que agilizam e trazem mais eficiência ao operador do estádio. Ufa! Agora que você leu tudo respira.
Essas soluções também servem para proteger as instalações do estádio e os visitantes contra ameaças em potencial e garantem gerenciamento e controle eficazes de multidões. Como exemplo prático, todo estádio que possui um sistema integrado de câmeras, conectado a um Centro de Comando e Controle (CCO) é um Smart Stadium.
O CCO é a sala, ou espaço dedicado, onde as equipes responsáveis pela segurança e proteção das operações no estádio monitoram, controlam e direcionam recursos em resposta a qualquer situação que ocorra antes, durante e após uma partida. A título de exemplo, o Estádio Maracanã possui um total de 383 câmeras instaladas em todos os seus setores.
De dentro do CCO é possível a equipe de gerenciamento de segurança do estádio monitorar a segurança das pessoas dentro do estádio e nas suas imediações, coordenar ações de resposta a incidentes específicos, fornecer pronta resposta em caso de emergências, monitorar a ordem pública e dar suporte às demais áreas funcionais na realização da partida ou evento. Neste espaço é importante que estejam presentes os principais representantes dos Stakeholders e alguns Shareholders. Dentre eles:
· Oficial de Segurança do estádio.
· Comandante da polícia responsável por todas as atividades policiais no estádio; e nas proximidades (mais de um oficial da polícia pode ser necessário, dependendo da estrutura e complexidade do evento);
· Um representante dos Serviços Médicos;
· Comandante do Corpo de Bombeiros responsável por todas as ações de resposta no estádio e nas proximidades;
· Responsável pela Segurança Privada (Stewards ou Vigilantes);
· Operadores de CFTV (câmeras de segurança)
· Operador de Comunicação;
· Responsável de Ticketing/Ingressos.
Conceito Smart no Estádio Maracanã
Além do CCO, o Estádio Maracanã possui uma Usina Solar que pode produzir 528,000 kWh anualmente. Possui também sistema automatizado, 78 speakers nas arquibancadas e no campo, e mais 3.860 speakers nas áreas internas do estádio. Outro ponto forte é o sistema de irrigação do gramado, que é um dos mais modernos do mundo, sendo totalmente automatizado, com controle individual, composto por 54 aspersores, com excelente cobertura. Para encerrar, o Maracanã possui, cerca de 396 holofotes no campo de jogo, 04 placares eletrônicos, 360 monitores de TV de 46 polegadas e 64 times displays. Toda essa tecnologia foi inserida no estádio a partir da última reforma, em 2013.
Como vocês já devem imaginar, em um mundo pós-COVID, veremos mudanças aceleradas no comportamento e nas expectativas dos fãs, com novas possibilidades e oportunidades possibilitadas por avanços crescentes na tecnologia digital. Por isso urge cada vez mais demanda em tecnologia nos estádios, atendendo a mudança de comportamento dos espectadores.
Experiência do Torcedor
A transformação digital deve fornecer benefícios incomensuráveis para proprietários de estádios e espectadores. O conceito de estádio inteligente será capaz de integrar diversas tecnologias, como gestão de ingressos, gestão de público, atualização de assentos, linhas de banheiro, rede Wi-Fi, venda de A&B, lojas oficiais, concessões, atualização de mídia social, incidentes e gestão de pronta resposta a emergências, iluminação inteligente e sistema de segurança integrado.
A experiência no estádio será influenciada por novas possibilidades e oportunidades para os fãs, criadas pelos avanços crescentes na tecnologia digital. Como resultado, o comportamento e as expectativas dos fãs mudarão. A tecnologia 5G é outro grande objetivo, proporcionando ao espectador uma experiência com tecnologia de realidade aumentada, bem como acesso à realidade virtual. É preciso lembrar que o espectador é um cidadão hiperconectado que compartilha suas experiências na arena e exige que ela ofereça melhores recursos tecnológicos.
Um estádio conectado, ou inteligente, poderá possibilitar uma série de experiências únicas aos seus torcedores. Como por exemplo:
Navegação inteligente: os visitantes podem encontrar vagas de estacionamento disponíveis, seus assentos, a saída mais próxima / menos movimentada, o banheiro mais próximo e outros POIs no aplicativo móvel.
Vários pontos de vista do jogo: close-ups visíveis em telas HD gigantes; replays instantâneos são enviados aos smartphones dos fãs; os fãs podem escolher entre vários pontos de vista; As ativações de RV estão disponíveis, etc.
Velocidade ultrassônica da Internet: rede hiper-rápida e de alto rendimento que conecta pessoas e dispositivos IoT; Cobertura 5G (em algumas arenas).
Traga seu próprio dispositivo: os organizadores tentam atrair mais fãs, permitindo o compartilhamento em tempo real e de baixa latência da experiência do jogo.
Dados em tempo real: envio de estatísticas do jogador e da equipe em tempo real para monitores internos e / ou aplicativo móvel.
Segurança: analisando imagens de câmeras de segurança com IA e recebendo alertas automáticos sobre atividades suspeitas; usar o reconhecimento facial para impedir o acesso de pessoas indesejadas e impedir que pessoas não autorizadas entrem em áreas exclusivas para funcionários.
Vantagens extras: pedir comida em seu assento e recebê-la; receber notificações de cupons nas lojas de souvenirs; Programas de fidelidade.
Monitoramento de infraestrutura: algoritmos de economia de energia, detecção automática de áreas que precisam de manutenção ou limpeza.
Nesse universo do Fan Experience o céu é o limite. Mas claro, colocar essas mudanças no comportamento do torcedor e os avanços da tecnologia digital em perspectiva revela a oportunidade dos estádios inteligentes. Os estádios inteligentes têm o potencial de trazer os fãs de volta às instalações esportivas para reviver a experiência única dos torcedores. Aprimorando as operações e a segurança do estádio, aprofundando a fidelidade e agregando valor à marca e aos patrocinadores. Na minha opinião, o melhor exemplo prático desse conceito é o novo estádio do Atlético de Madri, na Espanha, o Wanda Metropolitano. Compartilho com vocês algumas curiosidades bem interessantes dessa preciosidade:
Expo 2020 Dubai
Agora sim encerrando, não poderia de deixar de comentar sobre a Expo 2020 Dubai. Não é exatamente um estádio, tampouco arena, mas é uma venue gigante que irá, a partir do dia 01 de outubro, daqui a 50 dias, apresentar ao mundo uma série de exposições sobre Inovação, Sustentabilidade, Arquitetura e Negócios. O evento terá duração de 6 meses e contará com 192 pavilhões representando cada país do planeta.
Contando ainda com mais de 86 edifícios permanentes, boa parte da infraestrutura da Expo já poderia estar sendo utilizada. O Pavilhão da Sustentabilidade será transformado em um museu de ciências, porém, somente após a conclusão do evento em 2022. Uma floresta de árvores solares, com 1.55 painéis fotovoltaicos poderão gerar até 4 GWh de energia por ano, eletricidade suficiente para carregar mais de 900.000 telefones celulares. Isso muito mais que o Dr. Emmet Brown consegue gerar no filme De Volta para o Futuro, lembram? rs. Os painéis solares possuem um formato de árvore, ou cogumelo gigante, e suas placas fotovoltaicos acompanham o movimento do sol.
O Pavilhão da Mobilidade, que por sua vez espera que o evento seja um grande sucesso, já revela parte daquele que será o maior elevador de passageiros do mundo. Com capacidade para transportar mais de 160 pessoas simultaneamente. Incrível, né? Ficou curioso para saber mais do evento? Podem acessar o site: https://www.expo2020dubai.com/
E vocês, amigos leitores, possuem algum bom exemplo de experiência em Smart Stadium? Compartilhem!
Artigo escrito originalmente aqui.
Igor Cavaco experiência em grandes eventos esportivos, atualmente é Zone Site Manager na Expo 2020 Dubai. Durante 2 anos foi integrante da Secretaria da Casa Civil e Governança do Rio de Janeiro. Atuando como membro do Comitê de Fiscalização, Gestão e Operação do Estádio Maracanã. Em 2019 foi Coordenador de Competição pelo Comitê Organizador Local CONMEBOL Copa América Brasil 2019. Um dos responsáveis pelos temas técnicos relacionados à incluindo os serviços às delegações participantes, equipe de arbitragem e delegados de partida e quaisquer outros assuntos diretamente ligados à competição. No Fluminense Football Club, na temporada 2017/18, foi Coordenador de Operações de Jogos e Arena do Fluminense Football Club. No mesmo ano, durante o 5th Asian Indoor Martial Arts Games, em Ashgabat, no Turcomenistão, foi Assistente de Competição da modalidade Baskteball 3×3. Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi Gerente de Operação e Gestão das Instalações (Venue Management) de todos os Eventos de Rua, no Comitê Organizador Rio 2016 dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro: Ciclismo de Estrada, Ciclismo Contrarrelógio, Triatlo, Maratona, Marcha Atlética, Para-Ciclismo de Estrada, Para-Triatlo e Maratona dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. E finalmemnte durante a FIFA World Cup Brazil 2014, foi Coordenador de Competição e Serviços às Equipes (Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014) – Sede Salvador (BA).