POR ALEXANDRE VOLPINI
#SPORTBIZ, você é ridícula. Utilizando de um dos bordões mais famosos do grande Everaldo Marques, sabemos que essa frase é utilizada em momentos espetaculares, únicos, em lances de classe de um jogador durante alguma partida e essa foi a minha impressão sobre o evento #SPORTBIZ EUROPE, promovido pela Good Morning Sports, um verdadeiro lance de craque para a indústria do esporte. Por isso, fiz questão de chamar a Sports Network pra uma resenha e contar tudo como foi, veja só:
O evento teve a duração de dois dias e mais de 16 horas de conteúdos com importantes players que atuam no mercado esportivo: repressentantes de patrocinadores, clubes, federações, mídias especializadas, entre outros. Ter a possibilidade de ter uma verdadeira aula com esses profissionais sem sair de casa foi realmente uma experiência única, uma das poucas coisas boas que aprendemos em tempos de isolamento social. Foi possível escutar e aprender com: Matthieu Fenaert, CEO do Valladolid; Victor Orta, Sports Director do Leed United; Enrique Geijo, Sponsorship Manager no Santander; Luis Araujo, VP Comercial do Santander, somente para citar alguns nomes.
Um dos principais temas citados por aqueles que estavam palestrando foi a necessidade de recorrer ao digital para se manter engajado com o consumidor. Acredito que isso não seja tão novo para ninguém, mas é algo que o mercado esportivo ainda não fazia com tanta veemência e com o surgimento da pandemia, os players envolvidos sentiram a necessidade de realizar. Criação de conteúdo, ativações que utilizam o digital, redes sociais, assets para os patrocinadores em todos esses campos não era uma regra e hoje é. Além de se tornar uma regra, o digital é quem comanda hoje.
Digital foi um dos tópicos falados no evento, mas acabou sendo uma experiência de aprendizado em diversos âmbitos: como eu utilizo a criatividade para ativar o meu patrocínio, como eu faço um planejamento estratégico para que o meu evento esportivo tenha a visibilidade necessária para mim e para os meus patrocinadores, como transformar e alavancar a receita de clube…
Muito conteúdo bom, palestras de alto nível e um excelente lugar para se fazer networking. Após a realização de um evento como esse é o dever de casa seguir todos os palestrantes no LinkedIn para não aprender somente naquele espaço, e sim continuar aprendendo e atento as novidades no segmento de atuação de cada um deles.
#SPORTBIZ, ano que vem estaremos juntos de novo!
Alexandre Volpini é formado em comunicação e marketing pela ESPM, estagiou na área de negócios da Unilever e hoje atua com planejamento na LMiD.