Esta semana, a Sports Network estreou em seu YouTube a nova série “Carreiras”, com o intuito de mostrar a trajetória de profissionais da gestão esportiva, suas histórias, experiências e percepções do mercado. A série é comandada por Gabriel Liberati, profissional com passagens por Corinthians, Palmeiras, COL-FIFA Copa 2014 e fundador da Sports Network.
No episódio de estreia, o convidado foi Guilherme Guimarães, VP de marketing da DAZN. Bacharel em jornalismo e também em publicidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é Mestre em Sports & Recreation Administration pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra. Trabalha na área de gestão do esporte desde 2008, já tendo atuado como consultor em diversos projetos esportivos, foi Head de Esportes no Twitter Brasil e liderou a operação do Strava no Brasil.
Falando sobre sua carreira, contou como aquele menino apaixonado por esportes conseguiu “trazê-lo para o seu dia-a-dia”, quais foram seus primeiros passos na área e como as experiências profissionais e acadêmicas o ajudaram no processo. Nesses quase 13 anos trabalhando com gestão esportiva, ele viu muita coisa e também compartilhou suas impressões sobre a evolução do setor.
Ao longo da conversa, falaram sobre diversos temas. Guilherme deu sua opinião sobre o dilema entre prática e capacitação, levantando a importância da comunhão entre os cursos e as experiências práticas (os trabalhos voluntários também, por que não!?), falou sobre a importância do networking e também da presença das mulheres no esporte.
Outro aspecto discutido foi que, independente da área de atuação, há um lugar para todos no esporte e é importante que cada um entenda o seu, agregando para a indústria esportiva conhecimentos de diversos setores.
O que te motiva?
GG: O propósito que tenho de contribuir para o desenvolvimento da indústria esportiva como um todo.
Depois desse papo com o Guilherme, uma coisa é certa: o esforço para revolucionar a indústria do esporte no Brasil é real e tem bastante gente junta nisso!
Para fechar, fica aqui uma pergunta que o Guilherme levantou:
“O que você tem a oferecer para a indústria do esporte?”
Quer saber tudo que rolou no bate-papo!? Então confere o papo abaixo, na íntegra.