A seleção brasileira de softbol venceu mais uma na Classificatória Americana para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Desta vez anotou 4 a 3 na República Dominicana na quarta vitória em quatro jogos disputados até aqui no Canadá. O próximo jogo no pré-olímpico de softbol será o último do Grupo B, contra o também invicto México.
No jogo desta quarta (28), as brasileiras anotaram a primeira corrida logo de cara. Mayra Sayumi, primeira jogadora do dia a ir ao bastão, bateu uma tripla no sexto arremesso. A seguir Rebeca Laudino fez o segundo contato do dia e Sayumi completou a corrida.
As dominicanas viraram na parte baixa na quarta entrada com um home run duplo de Rosaury Cuevas. O Brasil virou logo no topo da quinta com Rebeca Laudin impulsionando Thalia Vieira com um bunt e depois Gabriela dos Santos impulsionando Thalia, já que a defesa caribenha errou e a brasileira escapou da eliminação no bunt.
Na sexta entrada o Brasil tomou o empate, mas na sétima voltou a colocar frente com uma corrida de Mayra impulsionada por Mariana Pereira. Na baixa da sétima e última entrada Eduarda Rocha ainda bateu uma dupla com bases lotadas e a defesa do Brasil eliminou Rosaury Cuevas no home plate. Um swing em falso de Anabel Rodriguez encerrou a partida.
Amistoso decisivo
Brasil e México têm quatro vitórias em quatro jogos no Grupo B da primeira fase e já estão classificados para a sequência do pré-olímpico de softbol. Ambos se enfrentam no fechamento desta fase inicial nesta quinta (30), mas o jogo não tem nada de amistoso.
Isso porque a segunda e decisiva fase reúne os três primeiros dos grupos A e B, mas os times só vão enfrentar as seleções do grupo em que não estavam. Ou seja, Brasil e México não jogam na próxima fase.
Além disso, os resultados desta primeira etapa serão levados para a fase final. Ou seja, o resultado de Brasil e México vai contar na classificação da disputa final por uma vaga olímpica. Apenas os dois melhores entre os seis finalistas garantem vaga em Tóquio 2020.