Na madrugada do último sábado (3), a seleção brasileira feminina de Softbol perdeu para a Venezuela por 5 a 3, em 9 innings, e ficou com o vice-campeonato da 13ª edição do Campeonato Sul-americano de Softbol, categoria Adulto.
O dia começou com a partida entre Argentina e Venezuela pelo playoff, que valeria para definir a seleção adversária do Brasil na decisão.
A partida foi acirrada, as argentinas chegaram a liderar por 3 a 2, mas no último inning cederam a virada, perdendo a partida por 4 a 3. Com a derrota, ficaram com a medalha de bronze e a Venezuela foi para a final.
A final
Na decisão, uma partida sem igual. Foram 9 innings e mais de duas horas de grandes jogadas, muita garra e dedicação.
O equilíbrio deu a tônica até a 5ª entrada, quando o placar foi alterado e a Venezuela anotou sua primeira corrida. O Brasil conseguiu empatar no 6º inning e sem alteração no placar o jogo foi para as entradas extras. No 8º período as venezuelanas voltaram a sair na frente do placar com mais um ponto.
As brasileiras empataram na parte baixa da entrada, no 9º inning. O revés veio após a Venezuela anotar três corridas, mas, mesmo em desvantagem, o Brasil lutou até o final, conseguindo anotar uma corrida e diminuir a diferença. A brasileira Barbara Woll foi considera a melhor outfielder da competição
Classificação Final do Sul-Americano Feminino:
Campeã – Venezuela
Vice-campeã – Brasil
3ª Colocada – Argentina
4ª Colocada – Curaçao
5ª Colocada – Aruba
6ª Colocada – Peru
Tabela de jogos da seleção brasileira no Sul-Americano Feminino:
Sábado (27) – Brasil 7 x 1 Argentina e Brasil 7 x 0 Venezuela
Domingo (28) – Brasil 9 x 2 Aruba e Brasil 6 x 0 Peru
Segunda-feira (29) – Brasil 6 x 0 Curaçao e Brasil 0 x 7 Argentina
Terça-feira (30) – Brasil 0 x 1 Venezuela e Brasil 8 x 1 Aruba
Quarta-feira (31) – Brasil x Peru e Brasil 10 x 2 Curaçao
Quinta-feira (1) – Semifinal: Brasil 5 x 3 Argentina
Sexta-feira (2) – Final: Brasil 3 x 5 Venezuela