Um grupo de atletas brasileiros lançou na noite desta terça-feira (2) movimento intitulado ‘Esporte pela Democracia’. Por meio de um manifesto publicado nas redes sociais, Raí, Walter Casagrande, Grafite, Igor Julião, Ana Moser, Joanna Maranhão e outros se uniram para defenderem a democracia, o respeito à diversidade, e a luta contra o racismo e o autoritarismo.
Democracia em disputa
O posicionamento dos atleta vem dias após as manifestações em defesa da democracia, promovidas pelas torcidas organizadas e antifascistas, no último domingo (31).
“A tentativa contínua de destruição da democracia se mostra de forma clara e direta por inúmeras medidas autoritárias. Testemunhamos diariamente desrespeito à Constituição, o uso desvirtuado da política em benefício de poucos, ataque às instituições democráticas e ameaças ditatoriais”.
Racismo não
O manifesto do ‘Esporte pela Democracia’ também lembra dos recentes assassinatos de negros, como o garoto João Pedro, no Rio de Janeiro, e o americano George Floyd.
“A banalização da vida negra soma historicamente milhares e milhares de mortos por violência, discriminação, práticas racistas diárias bem diante dos nossos olhos”, critica o texto.
Damiris se posiciona
Em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia, a ala/pivô Damiris abordou diversos assuntos e um deles foi o preconceito que os negros sofrem, suas experiências pessoais com o tema e a preocupação com sua família.
“Esse é um assunto que mexe muito comigo. Quero e preciso me posicionar mais. Acho muito importante os atletas se posicionarem. Nosso papel na sociedade não é só ir lá fazer cesta. Crianças vão assistir aos nossos jogos e estão nos acompanhando o tempo inteiro e são elas que, se Deus quiser, vão mudar o mundo. Temos que ser exemplo e estarmos mais atentos a esses assuntos. Precisamos sair da bolha e nos unir”, afirmou Damiris.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Ao ver o post com a entrevista de Damiris, Ana Moser rapidamente já a convidou para fazer parte do ‘Esporte pela Democracia’.