Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Skate – Park masculino
Calendário e resultados
Para o park masculino, bem como as outras categorias do skate, serão dois dias de competições. A fase classificatória acontece no dia 27 de julho, enquanto as grandes finais serão disputadas no dia seguinte.
Chances do Brasil
O Brasil é um dos grandes favoritos para a conquista de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, ao lado da forte equipe dos Estados Unidos. Mesmo com o esporte estreando no torneio, os brasileiros fazem parte da lista de melhores do mundo.
Aos 24 anos de idade, Pedro Barros é o maior nome da modalidade atualmente. Com seis medalhas de ouro no X Games, o catarinense campeão mundial lidera o ranking da Global Skateboarding Ranking com 36,705 pontos conquistados até o momento.
Assim como todos os outros países envolvidos na disputa, o Brasil também não definiu os nomes dos atletas convocados para a competição do Peru. Caso Pedro Barros esteja na delegação, o Brasil certamente brigará pela medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos.
Local da competição
Pista de skateboarding
Local: Lima
Estrela dos Jogos
Como já mencionado, Pedro Barros é a grande referência e uma das presenças mais aguardadas em Lima. Ainda em março, o brasileiro faturou o título do Red Bull WallRide na praia de Venice Beach, na Califórnia, nos Estados Unidos.
No entanto, na segunda colocação do ranking, o norte-americano Alex Sorgente é outro nome de peso no skate park mundial. Com 35,255 pontos no Global Skateboarding Ranking, o jovem de 21 anos garantiu destaque na equipe dos Estados e também ainda não tem presença confirmada nos jogos Pan-Americanos.
O esporte
O skate park é uma das modalidades mais recentes do esporte, que engloba diversos elementos na composição da pista. Ao longo do percurso, o atleta encontra paredes altas e muita velocidade para a execução das manobras. É importante manter ritmo e garantir os pontos necessários através da dificuldade e criatividade de cada movimento feito.
Para a boa performance da pista, é importante que os skatistas consigam realizar transições de manobras sem maiores dificuldades. Ou seja, manter uma sequência de lance em lance. Existem também elementos do street, que deixam as linhas e a composição de cada competidor fluírem com naturalidade.