8 5
Siga o OTD

Skate

2024 mostrou que o Brasil segue sendo o país do skate

Skate brasileiro registrou resultados históricos dentro e fora das pistas em 2024 e continua com um futuro promissor

Rayssa Leal ouvindo playlist de músicas durante a final olímpica de Paris-2024, skate, augusto akio
Rayssa Leal (Gaspar Nobrega-COB)

Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 contaram com as disputas de 45 modalidades esportivas e quase 400 eventos no total. Com um programa olímpico recheado é comum existir modalidades ‘escondidas’ e pouco praticadas por um país. No Brasil, diversos destes esportes acabam passando despercebidos e sem receber as devidas atenções. Bom, este não é o caso do skate. Fortemente entrelaçada na cultura urbana brasileira, a modalidade foi um sucesso imediato no país desde a estreia nos Jogos de Tóquio-2020. Três anos depois, vemos o skate ganhar ainda mais corpo no Brasil. As conquistas de atletas do país se multiplicam, assim como o público se faz cada vez mais presente nos eventos nacionais e internacionais.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Show nas pistas

O ano de 2024 talvez seja o ano que melhor representa essa consolidação do skate no cenário brasileiro. Justamente em um ano com Olimpíada, momento importante para atrair os olhos do público, o Brasil registrou resultados históricos dentro e fora das pistas. Em Paris-2024, o país voltou a subir no pódio com a conquista de duas medalhas de bronze. Rayssa Leal, que foi prata em Tóquio, levou no street feminino, enquanto Augusto Akio ganhou a sua primeira no park masculino.

Pouco mais de um mês depois, o skate brasileiro voltou a ficar em lugar de destaque. O Campeonato Mundial da World Skate, em Roma, consagrou mais quatro atletas do Brasil. No park, Augusto Akio e Pedro Barros fizeram a dobradinha de ouro e prata, respectivamente. O resultado manteve a tradição brasileira de sempre subir ao pódio em Mundiais nesta categoria. No feminino, Raicca Ventura faturou um ouro inédito, já que o Brasil nunca havia conquistado medalha entre as mulheres.

Ainda na Itália, a nossa principal skatista também deu orgulho para o Brasil. Ao lado do Coliseu, Rayssa Leal lutou como uma gladiadora contra o esquadrão japonês e se tornou bicampeã mundial no street feminino. Além disso, vale mencionar também a dobradinha de ouro e prata no vert com Gui Khury e Augusto Akio. A modalidade não faz parte do programa olímpico, mas tem a sua importância dentro do esporte.

Por fim, o skate brasileiro fechou o ano com chave de ouro no Super Crown da SLS (Street League Skateboarding). A competição também é considerada como um Campeonato Mundial e teve a conquista do título de Rayssa Leal e uma prata para Giovanni Vianna.

Sucesso de público

O sucesso nas pistas é também fruto de muito trabalho fora delas. O skate brasileiro aparece cada vez mais consolidado na organização de eventos dentro do país, o que ajuda no crescimento de fãs e praticantes do esporte. Em 2024, o Brasil voltou a receber a decisão do Super Crown da SLS em casa. A festa foi bonita e um Ginásio do Ibirapuera lotado viu dois skatistas brasileiros subirem ao pódio.

Mas não foi somente o Super Crown que movimentou o público brasileiro neste ano. Em 2024, o STU (Skate Total Urbe) também deu um show de organização e recheou o calendário com competições de alto nível. Foram quatro etapas durante o ano (Florianópolis, Criciúma, Porto Alegre e Porto Seguro) que que serviram como classificatórias para o STU Super Finals em São Paulo.

O torneio coroou os títulos de Ivan Monteiro e Isabelly Ávila no street e de Kalani Konig e Isadora Pacheco no park. A maioria deles representando uma nova geração de skatistas brasileiros para este novo ciclo olímpico que se inicia agora. E assim o Brasil segue com um futuro promissor para a próxima temporada e para um novo sonho em Los Angeles-2028. Acima de tudo, o Brasil se reafirma como o país do skate.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Skate