8 5
Siga o OTD

Skate

Isadora Pacheco é tricampeã brasileira do Park no STU SP

Com a terceira colocação na etapa de São Paulo, Isadora Pacheco conquistou o tricampeonato nacional do STU; Helena Laurino venceu a etapa

Na imagem, Isadora Pacheco encaixando uma de suas manobras no bowl.
Isadora Pacheco encaixando uma de suas manobras no bowl. Foto: Julio Detefon/STU

Com 19 anos, Isadora Pacheco, se consagrou tricampeã nacional do skate Park. A skatista catarinense de Florianópolis nem precisou vencer a etapa de São Paulo do STU. Ficou com a terceira colocação geral e viu a jovem de 12 anos, Helena Laurino, conquistar a primeira etapa da carreira em sua terra natal. Ainda teve o bônus de Fernanda Galdino encaixando manobra pós-competição.

A disputa

Na primeira volta de cada skatista, Helena Laurino começou com a melhor nota, encaixando uma boa volta com 72,43. Três atletas caíram ao longo de suas voltas, com Manuela Tomitake ainda marcando 61,17 e Marina Lima e Isadora Pacheco caindo antes de dez segundos, que as deixou automaticamente com 50 pontos.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Abrindo a segunda volta e mostrando mais confiança, Helena melhorou sua nota que era a referência para as demais skatistas. Dessa forma, estipulou 79,19 como novo parâmetro. Além disso, todas as atletas, com exceção de Fernanda Galdino que ocupava a segunda colocação com 70,99, melhoraram seu desempenho. Mesmo as que sofreram quedas no final de suas apresentações.

Em seguida, a terceira volta de cada skatista serviu para arriscarem manobras mais ousadas e, por consequência, mais quedas. Logo, Helena continuou liderando com a nota anterior e Isadora, que subiu para terceiro, com 69,93, estava com o título na mão. A skatista representante olímpica mantinha suas adversárias diretas sob pressão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Helena estava, sobretudo, confortável de competir em casa e aumentou o nível das notas, com 82,07, mais de dez pontos de vantagem. Fernanda Tonissi, mesmo com a contusão no braço, evoluiu para 70 pontos, subindo para a terceira colocação e, provisoriamente, faturava o título. No entanto, Isadora entendeu o recado e melhorou seu desempenho para 70,37 e retomou o terceiro posto na etapa e o trono.

Volta decisiva

Na quinta volta, Fernanda Galdino não encaixou o Flip Indie que poderia dar o título e zerou pela quarta vez. Manteve o 70,99 da primeira volta, ficando com a segunda colocação na etapa. Assim, Isadora dependia apenas da nota de Fernanda Tonissi, que caiu nos primeiros segundos e não melhorou sua nota. Portanto, Isadora foi para a volta de exibição da bicampeã seguida do STU e também não completou. Logo após encerrar as competições, sem pressão de resultado, Galdino acertou a manobra e a comemoração foi completa entre as atletas.

Classificação da etapa

  • Helena Laurino – 82,07 pontos;
  • Fernanda Galdino – 70,99 pontos;
  • Isadora Pacheco – 70,37 pontos;
  • Fernanda Tonissi – 70,00 pontos;
  • Marina Lima – 66,19 pontos; e
  • Manuela Tomitake – 64,85 pontos.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Skate