Ivan Monteiro conquistou neste domingo (24) o título de campeão geral do street masculino do STU Nacional. O skatista terminou a Etapa de São Paulo do campeonato na terceira posição e, com isso, ficou com a primeira colocação e o prêmio de melhor do Brasil em 2024. Ele ganhou o circuito brasileiro com vitórias em duas das cinco etapas. No STU Super Finals, o atleta chegou na última volta na sexta e última colocação e, após ótima volta, saltou para o terceiro lugar, tirando o título das mãos de Gabryel Aguilar.
- Artilheira das Yaras perto do 100º try no Circuito Mundial
- Damiris flerta com duplo-duplo em derrota na Liga da Turquia
- Rufino, Tofalini e Isaquias dominaram as águas neste ano
- Brasil não supera “maldição” do nono lugar em Olimpíada
- Francisco Porath comemora 2024 e pensa no novo ciclo
A capital paulista recebeu a última etapa do street masculino após as disputas terem passado por Florianópolis (SC), Criciúma (SC), Porto Alegre (RS) e Porto Seguro (BA). Ivan Monteiro chegou ao último evento de 2024 no topo da tabela de classificação depois de ganhar duas das quatro etapas. Ele somava 140 mil pontos no ranking. O campeão brasileiro de 2024 venceu as etapas de Florianópolis e Porto Seguro. Além disso, ele ficou em quarto lugar em Porto Alegre e foi vice-campeão em Criciúma.
Título conquistado na última volta
A competição não começou boa para Ivan Monteiro. Na primeira volta, o novo campeão brasileiro fechou em quarto lugar, com 73.36. O líder da Etapa de São Paulo do STU após a primeira tentativa foi Sebastian Simonetto, que realizou manobras que lhe deu a pontuação de 77.64. Marcelo Batista apareceu em segundo, com 75.22, e Vitor Genghini, em terceiro, com 73.71. Ismael Henrique e Gabryel Aguilar completaram o sexteto, respectivamente, em quinto e sexto lugares (64.20 e 56.09).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Após uma primeira chance na última posição, Gabryel Aguilar subiu para a liderança com expressivos 82.04. O segundo colocado também mudou com a aparição Vitor Genghini, com 77.66. Com péssima volta, Ivan Monteiro despencou para o último lugar. Desta forma, o cenário antes da última tentativa apontava título de Gabryel Aguilar. Para reverter a situação, Ivan Monteiro precisava de uma nota que lhe desse, no mínimo, o terceiro lugar.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Na última chance de mostrarem seus talentos em São Paulo, Ismael Henrique brilhou com manobras muito bem avaliadas e assumiu a vice-liderança: 81.75. Nenhum outro rival conseguiu resultado melhor ao das tentativas anteriores, então, Gabryel Aguilar seguiu em primeiro. O último a competir foi Ivan Monteiro e ele tinha que ultrapassar, pelo menos, Vitor Genghini, terceiro com 77.66. E, mesmo pressionado, ele lidou bem com isso e foi campeão com 77.96, ficando com o bronze em São Paulo.