O Skate Total Urbe, STU, organizou na última terça-feira (15), junto do Visit Rio, marca oficial de turismo da cidade carioca, a ida de uma dúzia de skatistas, brasileiros e estrangeiros, ao Pão de Açúcar, uma das maiores atrações da cidade carioca. Os atletas estarão presentes no STU Pro Tour Rio, que começa hoje (16), na Barra da Tijuca.
- Bruna de Paula marca 5 gols em vitória apertada do Györi
- Marcus D’Almeida é eliminado nas quartas do Torneio de Nimes
- Brasileiras empatam com Atlético de Madrid na Liga Espanhola
- Isabella Springer estreia no slalom gigante na Universíade
- Carol Meligeni atropela italiana e vai à final do ITF de Buenos Aires
NOVIDADE PARA OS SKATISTAS
O passeio foi uma grande novidade para os atletas, que estavam acostumados a ficar indo apenas do hotel para o local da competição. Vini Sardi, paraskatista e presidente da Associação Brasileira de Paraskateboard (ABPSK), disse que estava gostando da iniciativa. “É muito legal, porque primeiro que é uma experiência muito diferente, porque no meu caso, quando eu vou para as cidades que vou competir, geralmente fico do hotel pra pista de skate e vice-versa, então acabo não conhecendo os outros lugares.”
O atleta ainda finalizou. “Essa experiência aqui do STU é bem enriquecedora, com certeza também ajuda bastante a relaxar antes da competição e ter essa troca de culturas também, porque tem gente de vários países aqui, então tá sendo bem legal”.
O TOUR
Mesmo com o início um pouco conturbado devido a um atraso do meio de transporte dos atletas do hotel até a Praia da Urca, as coisas se desenrolaram bem. Os skatistas desfrutaram de um momento atípico na vida de um atleta de alto rendimento: o descanso.
Mesmo cercados de jornalistas e assessores, ‘as estrelas do show’ estavam visivelmente bem, podendo desfrutar de uma pausa na rotina corrida de treinos para aproveitar um pouco da Cidade Maravilhosa.
O tour teve o início marcado para às 11h, porém, devido a questões externas, começou por volta de 12h20. Após a passagem pelo Morro da Urca e pelo Morro do Pão de Açúcar, os presentes começaram a se movimentar para finalizar o tour, que acabou por volta das 15h, quando todos chegaram nos pés do Bondinho.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
MATÍAS DE OLHO NO BICAMPEONATO
Finalista em Paris 2024, o argentino Matías Dell Olio foi o campeão da competição carioca na modalidade street no ano passado e quer ‘manter o cinturão’. “Eu pretendo ganhar, mano. Quero poder fazer as minhas manobras. Estar focado dia a dia. Um dia por vez. Para poder chegar nos objetivos. Porque se você se foca muito em ganhar, você perde o processo que você precisa fazer dia a dia para poder ficar em primeiro lugar”.
Matías ainda continuou. “Você não chega no dia da final e ganha, você tem que, de pouco a pouco, conseguir as manobras e olhar os seus competidores, ver o que eles estão fazendo para fazer algo melhor. Então eu estou pronto, estou preparado para o campeonato. Eu me sinto forte mental e fisicamente, então eu venho para defender o meu título.”
O argentino é o atual vice-campeão mundial da modalidade e mesmo visitando e competindo nos mais diversos países revelou achar o Brasil único. “Eu gosto muito da energia das pessoas daqui. A praia, eu amo a praia. O mar, o açaí, o coco na praia e o açaí de novo. A comida do atleta aqui também. Arroz, feijão, batata, salada e frango.”
Ainda questionamos se outros lugares do mundo não são assim e Matías respondeu com prontidão: “Não. O Brasil é o único, mano. Eu viajo o mundo todo, mas aqui, eu amo vir aqui. Há uma semana estou aqui, desde antes de começar o evento, só para poder aproveitar o Brasil”.
Por fim, ainda teve tempo para o skatista falar sobre seus adversários, que, segundo ele, terão que lutar como leões para tirar o título dele. “Todos os skatistas aqui têm a possibilidade de ganhar. Alguns mais, alguns menos. A cabeça, o espírito, e como está você no dia influencia muito no resultado. Eu acho que todos têm possibilidade, mas têm que tirar o título de mim (risos). Não vou deixar, não vai ser fácil, vão ter que lutar, lutar como um leão (risos)”.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
STU COM OS PARASKATISTAS
Vini Sardi, já citado na matéria, além de elogiar a iniciativa do STU para o passeio, também comentou sobre a parceria com a organização para a aparição da modalidade nas competições do STU, além também de explicar a situação do paraskate nas Paralimpíadas. “A gente conseguiu o paraskate em todas as etapas do STU, agora no Pro Tour também, mas nossa previsão mesmo (para estar nos Jogos Paralímpicos) é 2032 na Austrália, não tem mais tempo hábil para 2028 em Los Angeles”, disse Vini.
Apesar disso, o paraskatista apresentou uma possível solução para 2028. “Estamos tentando uma apresentação do paraskate em Los Angeles, porque tem tudo a ver. Califórnia, onde o skate nasceu. Então, tenho certeza que vai rolar, mas de fato a introdução do paraskate nas Paralimpíadas é só em 2032 na Austrália”, finalizou o atleta.
E AGORA?
Nesta quarta-feira (16), começa a etapa do Rio de Janeiro do STU Pro Tour, antigo STU Open Rio. O evento será na Praça Duó, na Barra da Tijuca, e contará com os mais variados preços de ingresso, tendo opções gratuitas até entradas de R$800,00 + taxa de 10% caso a compra seja feita no site da competição. Além dos já citados nesta matéria, Rayssa Leal, Japinha, Dora Varella, Kalani Konig e muitos outros estarão presentes, além de nomes internacionais como o estadunidense Keegan Palmer, bicampeão olímpico no park.