Não é à toa que o paulista Ivan Monteiro, no Street, e o catarinense Kalani Konig, no Park, lideram seus respectivos rankings no STU National 2024. Nesta sexta-feira (6), na abertura da quarta e penúltima etapa do circuito brasileiro de skate, em Porto Seguro, os dois terminaram com as maiores notas e chegam com moral elevado nas semifinais deste sábado (7)
Pela primeira vez no calendário do STU, Porto Seguro teve novas pistas, inauguradas há pouco menos de dois meses, bastante elogiadas pelos skatistas na véspera. O próprio Ivan Monteiro, na coletiva de imprensa que abriu o evento na quinta (5), já dizia estar impressionado. Segundo ele a melhor do circuito este ano. E não deu outra: logo na primeira bateria do dia, já cravava a nota 79,32 e se garantia automaticamente na semifinal.
- United Cup: saiba onde assistir e outras informações
- Assunção anuncia candidatura para sediar o Pan de 2031
- Com 16 pontos de Márcio, Ratiopharm Ulm vence na Eurocup
- Seleção Masculina sub-20 é convocada para o Sul-Americano
- Mayra Aguiar anuncia aposentadoria do judô competitivo
“Estou muito feliz de me classificar para a semifinal com a nota mais alta das qualificatórias. Como disse ontem, essa pista, na minha opinião, é a melhor do circuito STU deste ano. Tem muito a minha cara, combina muito com meu skate, com obstáculos em que gosto de andar. E a expectativa neste sábado é fazer ainda melhor, tentar chegar na final e conseguir fazer tudo que quis fazer hoje. E com algumas manobras guardadas para a Bomb Trick”, disse ele.
Ivan se referiu justamente àquilo que difere a fase classificatória da semifinal e da final do Street, quando é adicionada a Bomb Trick às duas voltas a que cada skatista tem direito. Após os 45 segundos da volta, todos têm mais 15 segundos para a execução de uma melhor manobra, que é somada à nota da volta. Na semifinal, os 12 classificados são divididos em três baterias, avançando para a final de domingo os dois primeiros de cada uma.
Kalani Konig
No Park, por ser o atual líder do ranking, Kalani Konig também disputou a bateria 1. Campeão das duas últimas etapas, em Criciúma (SC) e Porto Alegre (RS), já mostrava que o foco e a boa fase continuam em dia. Sua nota? Um 79,10 que nenhum outro skatista faria. E, como sempre, assim como Luiz Francisco, ainda tinha que conciliar Park com Street, modalidade em que foi para a repescagem, mas também garantiu vaga entre os 12 que se classificaram para a semifinal.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Não vou falar que foi fácil andar hoje com esse calor aqui, mas consegui cravar logo na minha primeira tentativa no Park. No Street, errei minha primeira volta na repescagem e tive que buscar na segunda. Se errasse de novo, estava fora. Deu tudo certo e estou muito feliz. Quero aproveitar para agradecer a todos que torceram por mim. E sempre falo que um dos meus sonhos é ganhar no Park e pegar um pódio também no Street, na mesma etapa. Quem sabe não sai aqui ?”